Notas de 500 euros começam hoje a sair de circulação – Já viu alguma?

Jornal de Mafra 2019.01.27 13h10m11s 004
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

A partir de hoje as notas de 500 euros vão começar a ser recolhidas e deixam de ser emitidas na maioria (17) dos bancos centrais dos países da zona euro.
Apenas os bancos centrais da Áustria e Alemanha vão continuar a emitir estas notas até 26 de abril de 2019, por questões logísticas e de modo a “garantir uma transição harmoniosa”.

Não é necessário trocar estas notas, mesmo quando deixarem de ser emitidas [Banco de Portugal]

O Banco de portugal faz saber que as notas de 500 euros já não estão a ser produzidas e que deixará de fornecer as mesmas a partir de 27 de janeiro de 2019. “No entanto, as notas de 500 euros continuam a ter curso legal, o que significa que poderão continuar a ser utilizadas sem restrições, incluindo em pagamentos. Não é necessário trocar estas notas, mesmo quando deixarem de ser emitidas”. Os bancos (e outros agentes comerciais) estão autorizados a entregar aos seus clientes notas de 500 euros.

O Banco Central Europeu (BCE) refere que o “processo é em tudo idêntico ao que vem ocorrendo relativamente às notas da 1.ª série do Euro (5 euros a 50 euros) que já foram substituídas pelas notas da série Europa, com a única diferença de que não haverá uma nota de 500 euros da série Europa”.

As notas de 500 euros serão recolhidas e destruídas, mas irão manter o seu valor, podendo ser trocadas ao balcão dos bancos comerciais ou das tesourarias do Banco de Portugal.

O  Banco de Portugal alerta para o fato de “Ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária”.

Segundo dados do BCE, dia 31 de dezembro de 2018 encontravam-se em circulação cerca de 521 milhões de notas de 500 euros.

Leia também