Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Assinala-se hoje o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O tema deste ano é “Recordação do Holocausto: Exija e Defenda Seus Direitos Humanos”.

 

O Dia foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e 27 de janeiro foi a data escolhida para a celebrar este dia uma vez que foi em 27 de janeiro de 1945 que ocorreu a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polónia, pelas tropas da União Soviética.

 

 

 

 

 

O dia pretende lembrar os milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores ao regime nazista, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.

 

 

 

Mensagem do SG da ONU – Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto

📅 Hoje celebra-se o Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto🇺🇳 Na sua mensagem oficial o Secretário-Geral das Nações Unidas, António #Guterres, alertou para o aumento alarmante de movimentos antissemitas e a proliferação de grupos neonazis.🕊️ Para Guterres, é tempo de união e de lutar “pelos valores universais e construir um mundo de igualdade para todos”, numa altura a que assistimos a um aumento de intolerância contra minorias, muçulmanos, migrantes e refugiados.☮️ O Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do #Holocausto pretende honrar a memória dos seis milhões de judeus mortos e de outras vítimas afetadas pela Segunda Guerra Mundial.

Publicado por ONU Portugal em Sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados