Sintra | Autarquia vai criar sistema integrado de deteção colunas fumo

No âmbito da defesa da floresta contra incêndios, o município de Sintra e a Parques de Sintra vão assinar um protocolo de colaboração, com vista à implementação de um sistema integrado de deteção precoce de colunas de fumo.

A deteção de colunas de fumo na sua fase inicial, e o acompanhamento da sua evolução é particularmente eficaz no combate precoce de fogos florestais.

“São relevantes ações com a videovigilância ou outros meios que se revelem tecnologicamente adequados que possam contribuir para o sucesso e eficácia da rede de vigilância e deteção de incêndios” referiu Basílio Horta.

Este sistema vai ser criado a partir da infraestrutura já existente.

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados

One Thought to “Sintra | Autarquia vai criar sistema integrado de deteção colunas fumo”

  1. Dinis Leite

    Um sistema de deteção e alerta automático de incêndios florestais baseado simplesmente em colunas de fumo não é eficaz para detetar incêndios durante a noite e quando existir muito vento. O sistema será totalmente ineficaz se já existirem outros fogos na zona em que a atmosfera não sendo possível distinguir as colunas de fumo. Tal sistema não será eficaz para detetar fontes quentes ans fases de rescaldo ou reacendimentos. A solução técnica terá que passar também por um sistema de deteção automático das fontes de calor conforme previsto no Despacho 3070/2018 do Gabinete do Ministro da Administração Interna.

Comments are closed.