Cinema | Estreias da Semana – 17 de janeiro 2019

cinema

 

Glass

Título original: Glass
De: M. Night Shyamalan
Com: Bruce Willis, Anya Taylor-Joy, Sarah Paulson, Samuel L. Jackson, James McAvoy
Género: Drama, Mistério
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, 2019, Cores, 128 min

David Dunn é um segurança desconhecido até ao dia em que se descobre que ele é o único sobrevivente de um devastador acidente ferroviário em que todos os passageiros morreram e ele não sofreu qualquer ferimento.
Elijah Price, sofre de uma doença de ossos e que é fanático por livros de banda desenhada, começa a David pois tem uma teoria sobre o sucedido.
Kevin sofre de um grave transtorno dissociativo de identidade e possui dentro de si mais de duas dezenas de personalidades distintas.
Os 3 são reunidas pela Dr.ª Ellie Staple, psiquiatra especializada em tratamentos de megalomania, e inicia-se aí um perigoso jogo de manipulação em que cada um deles assume um papel inesperado.

 

Maria, Rainha dos Escoceses

Título original: Mary Queen of Scots
De: Josie Rourke
Com: Gemma Chan, Margot Robbie, Saoirse Ronan, David Tennant, Jack Lowden, Guy Pearce
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/14
Outros dados: GB, 2018, Cores, 124 min

Este filme explora a vida turbulenta da carismática Maria Stewart. Rainha da França aos 16 e viúva aos 18, Maria desafia a pressão de voltar a casar. Em vez disso, regressa ao país natal, Escócia, para recuperar o seu direito ao trono, numa altura em que a Escócia e Inglaterra estão sob o domínio da imperiosa Elisabete I. Cada uma das jovens rainhas vê a sua “irmã” com terror e fascínio. Rivais no poder e no amor, e regentes num mundo de homens, as duas têm de decidir como jogar o jogo do casamento contra a independência. Determinada a governar como mais que uma mera representante, Maria impõe a sua reivindicação ao trono inglês, ameaçando a soberania de Elisabete. Traição, revolta e conspirações em cada uma das cortes põem em perigo ambos os tronos– e mudam o rumo da história.

 

Nunca Deixes de Olhar

Título original: Werk ohne Autor
De: Florian Henckel von Donnersmarck
Com: Tom Schilling, Paula Beer, Sebastian Koch
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/14
Outros dados: ITA/ALE, 2018, Cores, 188 min

O artista Kurt Barnert conseguiu passar a Cortina de Ferro. Fugido da Alemanha comunista, mora na República Federal Alemã, onde impera a democracia. No entanto, é atormentado pelas memórias da infância vivida durante o nazismo e pelos anos passados sob o regime totalitarista da RDA.

 

O Culpado

Título original: Den Skyldige
De: Gustav Möller
Com: Jakob Cedergren, Jessica Dinnage, Omar Shargawi
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/14
Outros dados: DIN, 2018, Cores, 85 min

Asger Holm, operador de central de emergências e ex-polícia, onde atende e direciona chamadas de emergência. Habitualmente os telefonemas eram banais e de fácil resolução até ao dia em que atende uma chamada de uma mulher pânico que afirma ter sido raptada. O telefonema é subitamente interrompido, Holm começa uma investigação desesperada para encontrar a mulher e o sequestrador.

 

Os Dois Irmãos

Título original: Os Dois Irmãos
De: Francisco Manso
Com: Flávio Hamilton, Manuel Estevão, João Paulo Brito
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2018, Cores, 94 min

André, caboverdiano emigrante em Lisboa, recebe uma carta do pai a dizer-lhe que o irmão mais novo se envolveu com a sua mulher e a exigir-lhe que regresse para que limpe a desonra caída sobre a família. A pressão do pai, e da própria aldeia, vai constituir uma terrível força que o leva André a matar o irmão, por quem tinha enorme amizade e ternura. Um conflito entre as leis atuais e uma lei ancestral não escrita, mas aceite…

 

Selvagens

Título original: Selvagens
De: Dennis Berry
Com: Nadia Tereszkiewicz, Catarina Wallenstein, João Nunes Monteiro, Hugo Fernandes
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: FRA/POR, 2018, Cores, 92 min

Nora é libertada da prisão e tem apenas um objetivo em mente: encontrar uma jovem artista neo-punk chamada Léa. Do encontro entre estas duas almas gémeas nasce uma paixão avassaladora que vai mudar, para sempre, as suas vidas.

 

Tiro e Queda

Título original: Tiro e Queda
De: Ramon de los Santos
Com: Dinarte de Freitas, Óscar Branco, Gabriela Barros
Género: Comédia
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2018, Cores, 76 min

Eddie e Manecas vivem num bairro conhecido como “Camboja”, são dois idiotas armados em bons que, não passam de dois paus mandados das respetivas mulheres, Rute e Guidinha. A dupla orgulha-se das suas “vidas duplas” como agentes de uma importante agência de espionagem.
Ao receberem uma mensagem de código – K4-37 – para uma suposta missão, segue viagem até Viana do Castelo. Já instalados num estranho hotel, recebem a visita de uma mulher que os encarrega de “eliminar dois alvos”. Para melhor perceberem o caso, Eddie e Manecas devem encontrar o navio Navio Gil Eannes, onde encontrarão novas pistas. Tudo se complica quando se apercebem de que estão a ser seguidos por Rute e Guidinha.

 

Ursinho procura-se

Título original: Le Doudou
De: Philippe Mechelen, Julien Hervé
Com: Kad Merad, Malik Bentalha, Romain Lancry
Género: Comédia
Classificação: M/12
Outros dados: FRA, 2018, Cores, 82 min

Michel (Kad Merad) perdeu o ursinho de peluche da filha no aeroporto de Roissy. Após colocar no aeroporto um aviso de recompensa para quem o encontrar, é contactado por Sofiane (Malik Bentalha) que afirma saber onde está o ursinho e reclama a recompensa. Mas encontrar o ursinho revela-se uma tarefa bem mais complicada do que seria de esperar…

 

 

Leia também