Crónica de Jorge C Ferreira | “A procissão da vida”

CAPA JORGE FERREIRA.fw
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

“A procissão da vida”

 

Essas árvores sem folhas. Essas folhas de pisar. Esse andar almofadado. Um atapetado caminho. Um capote e uma bengala. O chapéu e a barba crescida. Uma mulher que se benze ao passar frente a uma igreja. Os caminhos que continuam a ser os mesmos. Muda tudo e nada muda. Continuam a acontecer as coisas que já aconteciam todos os dias.

A idade! Os anos que se juntam a um número que determina a nossa idade. Esse caminho irreversível para o fim de tudo. Toca a sirene dos bombeiros. Tocam os sinos das igrejas. Um anúncio de algo terrível que teima em não acontecer. Viram-se cartas e deitam-se búzios. Rezam-se terços sem fim. Rosários gastos de tanta oração. Ardem velas junto à imagem de uma santa. É a hora de passar pela vida. Vamos aproveitar.

O jardim de todas as estações. As flores de todas as cores. Uma rosa especial. Uma imensa ternura aveludada. Uma rosa sem espinhos. Uma flor única que não esperávamos encontrar. A agonia das rosas negras. O seu eterno desaparecimento. O amarelo dos girassóis. Um pintor louco. A vida a passar.

Os bancos de pedra. Os bancos cama. Os bancos dos amores proibidos. Os bancos escondidos da gente que passa. O namoro de uma vida. Um amor prometido e jurado. Um modo de viver encantado. A vida que se desencontra. A desencontrada agonia. Um fio ao pescoço com uma promessa pendurada. Os bancos a gritarem os mais profundos desejos.

As horas que passam rápidas. Uns raios de sol envergonhados. Um café numa esplanada perdida. Outro café e as mãos a voarem. Uma luta de dedos. As mãos livres de anéis. As mãos que querem libertar os corpos. Os dentes a rangerem. Tanta vontade contida. A vida por vencer.

Os lagos, os riachos, as repesas. As pedras que nos ensinam o caminho da glória. O receio de chegar ao interdito. A anunciada aventura de novo interrompida. Fica tudo aprazado para o mar imenso. Para o Oceano maior. Para a mais funda fossa. Para a abissal ternura. A vida prometida.

Outras terras. Outros sítios. Outros mundos. Outros povos. As danças tribais. O fogo, a água, o vento, o ar, os quatro elementos. Os amores desatados. Uma equação a duas incógnitas por resolver. O x e o y das ruas estreitas. Forças maiores que o caminho. A força da vida.

Cada dia uma nova imagem. O roxo debruado a ouro do enorme senhor dos passos. A cruz sem fim. A procissão que não sai da igreja. A imagem que teima em ficar. Há amores assim. Amores de ficar. Amores prisão. Amores rezados. O copo e vela. O andor sem santo. Os pendões. O pálio, o sr. prior e o santíssimo. O desamor de muitas imagens arredadas dos altares. A procissão da vida.

Escreve-se sobre coisas nunca escritas. Uma escrita de autores desconhecidos. Frases curtas. Sincopadas. Desamadas. Desarmadas. Desencantadas. Tudo no princípio do que nunca aconteceu. Uma história sem razão. A equação por resolver. O amor por decifrar. A vida uma incógnita.

«Começas bem o ano, começas! Olha o que misturas para aqui!»

Fala de Isaurinda.

«São os passos da vida. Uma procissão incrível! Não achas?»

Respondo.

«Queres que te diga que sim? Quem não te conhecer que te compre!»

De novo Isaurinda e vai, o pano na mão.

 

Jorge C Ferreira Janeiro/2019(191)

Leia também

18 Thoughts to “Crónica de Jorge C Ferreira | “A procissão da vida””

  1. Teles Ivone Teles

    Não tenho rascunhos do que comento ou publico. Escrevo o que a cabeça e o coração absorve das palavras de quem li. Às vezes acontece das palavras de quem fala. Para o melhor e o pior sou assim. Ocorre-me dizer-te: ” Escreves sobre a vida, escreves sobre vidas. Vida a tua, faz-te sentir o que as palavras deixam no papel, ou ecrã. Espontâneo, sempre. Escreves assim, porque gostas tanto de palavras que elas te namoram. Surgem procissões da vida e tu agarras a ideia. Espectáculo? Cada vida tem uma procissão; cada procissão tem mil vidas.

    Hoje as tuas palavra roubaram-me estas Ouve a Isaurinda. Com o seu pano limpa o que não presta e não apagou estas. Beijinhos ternos e gratos.

  2. Eulália Pereira Coutinho

    A vida com toda a sua complexidade. Tudo igual. Tudo diferente.
    À mudança. O início e o enigma do fim.
    À vida descrita duma forma única.
    Sublime!

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado. Eulália. Que bem sabe ler o seu comentário, minha generosa amiga. Os passos da vida. Abraço

  3. Madalena Pereira

    Parece mesmo o final dos tempos…. 2019! Tanta coisa está sendo revelada de repente, tanta urgência…parece sim. Um texto com múltiplos aspectos da vida que se entrelaçam e se emaranham. Surpreendente e fascinante! Parabéns, Jorge! Um beijinho

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Madalena. Sempre importante a sua presença neste espaço. A minha gratidão. Abraço

      1. Madalena Pereira

        Muito obrigada, meu amigo!

    2. Jorge C Ferreira

      Obrigado Madalena. Sempre importante a sua presença neste espaço. O seu deslindar dos enredos. Abraço

      1. Madalena Pereira

        Sempre tão amável, querido amigo. Grata! Um abraço

  4. Maria Fernanda Rocha Costa

    “Queres que te diga que sim? Quem não conhecer que te compre.”

    Mais maravilhoso do que nunca! Que bom início de ano. Abraço.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Maria Fernanda. Não sei se alguém está interessado em comprar o que não está à venda. Abraço

  5. Cristina Ferreira

    Sim, são os passos da vida. Escritos e descritos da forma mais bela. Bem hajas.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Cristina. Grato por acompanhares esta caminhada. Abraço

  6. Regina Conde

    Senti-me na procissão. Passos desencontrados. Poucos encontrados mas sentidos. Somos tantos na procissão! Contas imensas vidas. Abraço Jorge.

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Regina. Há anjos e deusas pagãs nesta procissão. Bem vinda. Abraço

  7. Branca Maria Ruas

    A vida a passar. A vida por vencer. A vida prometida. A força da vida. A procissão da vida. Tão bem que descreves os passos da vida…!

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Maria. Tu fazes parte desta vida. Grato por tudo. Abraço

  8. Célia M Cavaco

    A vida numa passagem. A revisão do antes e do que há-de vir. Mais do mesmo,o que nos salva é aquela fingida,rezar pelo medo.O encontro e o desencontro de almas gémeas. Um futuro que há-se ser promessa. Um resumo de vida,até para o ano quando o rosário der para a reza da salvação.Meu amigo,tanto que escreveste e como sempre acho-me por ali algures num plágio emocional. Abraço!

    1. Jorge C Ferreira

      Obrigado Célia. Uma procissão onde todos cabem. Um caminho de cansaços. Abraço

Comments are closed.