Torres Vedras | Prémio Nacional da Paisagem (Menção especial) para Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira

Jornal de Mafra 2018.12.28 20h34m27s 008
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Foram ontem divulgados os vencedores do Prémio Nacional da Paisagem 2018.
Nesta que foi a 2ª edição foram submetidas 27 candidaturas.

Depois da proposta do  Júri a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza atribuiu os prémios. Tendo o Prémio Nacional da Paisagem 2018 sido entregue à candidatura” submetida pela Região Autónoma dos Açores “Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.

Entre as 3 propostas que receberam menções especiais encontra-se a proposta apresentada por Torres Vedras:
“Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (Câmara Municipal de Torres Vedras), pelo envolvimento do município e população na proteção, valorização e promoção do património natural e cultural, que apesar de não ter valor excecional, é reconhecido pela sua marcada identidade. A iniciativa contribuiu significativamente para a valorização dos recursos locais, tendo em vista recuperar as principais funções da paisagem”.

As outras menções especiais foram para o Projeto de Conservação e Valorização do Património Natural das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (Câmara Municipal de Ponte de Lima) e para o Plano de Paisagem das Terras de Coura (Câmara Municipal de Paredes de Coura).

Os prémios desta 2ª edição do Prémio Nacional da Paisagem serão entregues em cerimónia pública, a divulgar oportunamente.

O projeto vencedor irá agora representar Portugal na 6ª edição (2018-2019) do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa, prémio que visa “distinguir a implementação de uma política ou de medidas de proteção, gestão e/ou ordenamento da paisagem que constituam uma boa prática de sensibilização e participação pública”.

[Imagem: CMTV]

Leia também