Há 307 anos nascia Maria Bárbara e com ela o Palácio Nacional de Mafra

Snap 2016.12.04 001.png
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

«Prometo, pela minha palavra real, que farei construir um convento de franciscanos na vila de Mafra se a rainha me der um filho no prazo de um ano a contar deste dia em que estamos…» In “Memorial do convento

Esta foi a promessa do Rei D. João V e no ano de 1711, no dia 4 de dezembro, nascia Maria Madalena Bárbara Xavier Leonor Teresa Antónia Josefa, a Princesa do Brasil e é a ela que se deve a construção do Real Edifício de Mafra.

Filha do Rei D. João V e da arquiduquesa Maria Ana de Áustria, a princesa recebeu uma excelente educação e falava fluentemente francês, alemão e italiano tendo apreendido depois do casamento, em Madrid, o castelhano.

MB

Maria Bárbara era uma mulher culta e grande amante das Belas-artes e da música. Domenico Scarlatti foi seu Mestre nos ensinamentos da música.

Aos doze anos de idade foi prometida em casamento ao ainda mais jovem Infante Fernando, filho de Filipe V de Espanha.

19 de Janeiro de 1729, Maria Bárbara foi uma das protagonistas da “A Troca das Princesas”, cerimonia ocorreu no Rio Caia, rio que faz fronteira entre Elvas no Alentejo, Portugal, e Badajoz na Extremadura, Espanha.
Maria Bárbara segui-o para Espanha para casar com o Príncipe das Astúrias e a sua cunhada Mariana Vitória de Bourbon, veio para Portugal para casar com o príncipe herdeiro D. José.

Em Julho de 1746, aos 34 anos, com a morte do sogro Filipe V, o seu marido Fernando ascendeu ao trono e Maria Bárbara tornou-se rainha de Espanha.

Nos seus últimos dez anos de vida, a rainha tornou-se bastante obesa.

Morreu em Aranjuez, a 27 de agosto de 1758

Leia também