Apresentação da maquete do Real Edifício de Mafra [Imagens]

Jornal de Mafra 2018.11.16 19h27m01s 017
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Na Sala do Trono do Palácio Nacional de Mafra foi ontem apresentada a maqueta do Real Edifício de Mafra, uma das iniciativas programadas para comemorar os 300 anos do lançamento da 1ª pedra do palácio. A maqueta é construída em madeira de faia entalhada, recortada e gravada e está construído à escala 1\150, com as dimensões 200x170x55 cm.

A peça foi desenvolvida com a tecnologia mais moderna ao serviço de estudos de arquitetura, recorrendo a um levantamento fotogramétrico e a varrimento laser tridimensional, o que permitiu uma minuciosa observação e medição, propiciando a transcrição gráfica de todos os componentes das fachadas do edifício. Este estudo esteve a cargo da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

A execução da maqueta coube a Manuel Gaspar, Maquetes, Lda., que aliando os recursos tecnológicos com a perícia manual completou com detalhe e rigor esta peça notável que “permitirá a quem vier visitar o Palácio ter uma noção imediata da dimensão deste palácio de uma forma fácil que é a visualização”.

“Tal como há 300 anos algo nos moveu para contruir algo que perdurasse (…) Esta peça que é de facto uma obra de arte é o resultado de muitas vontades, é o resultado de muito trabalho, é o resultado de muito saber e é o resultado de muita generosidade.” [Mário Pereira]

A maqueta encontra-se neste momento inserida na exposição “Do Tratado à Obra – Génese da Arte e Arquitetura no Palácio de Mafra” mas posteriormente irá ser colocada na entrada do Palácio Nacional.

Ontem, com a apresentação da maqueta ficou encerrado o ciclo de comemorações do tricentenário do lançamento da primeira pedra do Real Edifício de Mafra. Esta apresentação contou com a presença de responsáveis do Palácio Nacional de Mafra, da Diretora Geral do Património Cultural, de um representante da Faculdade de Arquitetura,do autor da obra e de um representante do mecenas.

A execução desta obra só foi possível com o apoio mecenático da Fundação Millennium BCP.

 

Leia também