O IPMA prevê uma descida acentuada da temperatura a partir de 6ª feira

Tempo Frio
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

O Ipma prevê uma “mudança do estado do tempo no final da semana” tendo emitido esta tarde um comunicado.

Até 5ª feira Portugal continental vai estar sob a influência de configuração atmosférica que se irá traduzir “por um lado, na manutenção de temperaturas máximas com valores superiores aos valores médios para a época do ano (genericamente entre 20 e 25°C), e por outro lado, na possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos nas regiões Centro e Sul, os quais poderão ser localmente intensos”.

A partir da tarde de 6ª feira e “devido ao transporte de uma massa de ar polar, muito frio e relativamente seco, vindo da Islândia, prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo, com a passagem de uma situação de temperaturas amenas, para uma outra, em que o frio e o vento serão o mais significativo. “

Estão previstos a descida gradual de temperatura e a “intensificação do vento especialmente no litoral oeste e nas terras altas (vento norte forte até 50 km/h e com rajadas até 70 km/h).”

Já no fim de semana “as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15°C” com exceção das regiões do interior Norte e Centro onde deverão variar entre 5 e 10°C.

As temperaturas mínimas devem ser inferiores a 10°C e nas regiões do interior devem ocorrer as “primeiras geadas da época “onde a temperatura mínima deve variar entre os 0 e os 5°C.

“As temperaturas baixas associadas ao vento mais intenso, deverão originar desconforto térmico. “

No sábado a neve deve regressar às terras altas uma vez que as previsões apontam para a “ocorrência de precipitação dispersa nas regiões Norte e Centro”

 

Leia também