Vamos à Farmácia | Vacina da gripe – saiba como adquirir

capa rita0
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]
Vamos à Farmácia | Ana Quintela

 

Vacina da gripe – saiba como adquirir

Recomeçou esta semana a nova época de vacinação contra a gripe.

Para evitar a gripe deve tomar precauções como evitar contactar pessoas já contagiadas e lavar as mãos com frequência, no entanto, a melhor prevenção é ser vacinado anualmente. A Direcção Geral de Saúde (DGS) recomenda a vacinação preferencialmente até ao final do ano para prevenir quaisquer complicações decorrentes da infecção pelo vírus da gripe.

 

Onde posso adquirir a vacina?

A vacina é adquirida nas farmácias mediante apresentação de uma receita médica e tem uma comparticipação de 37%.

As receitas médicas com a vacina da gripe prescritas a partir de 1 de Julho de 2018 são todas válidas até ao final do mês de Dezembro.

Quem pode ter acesso à vacina gratuitamente?

Indivíduos com mais de 65 anos, doentes com Diabetes Mellitus, Síndrome de Down, transplantados ou indivíduos a fazer diálise. Profissionais do Sistema Nacional de Saúde (SNS), bombeiros com actividade assistencial e qualquer internado em unidades do SNS. Outras situações de saúde específicas necessitam de apresentação de uma declaração médica.

 

Onde é administrada a vacina?

As vacinas são administradas nos centros de saúde e nas farmácias. Neste momento a possibilidade de administrar as vacinas nas farmácias permite uma cobertura geográfica muito mais ampla. Desta forma está assegurada uma maior comodidade aos utentes, especialmente em locais onde seria necessário percorrer muitos quilómetros até encontrar um centro de saúde.

 

Para as pessoas abrangidas pela vacinação gratuita, a vacinação terá que ser feita nos centros de saúde, com a excepção da zona de Loures.

Iniciou esta semana um projecto-piloto em Loures, com cerca de 30 farmácias aderentes onde será administrada gratuitamente a vacina da gripe Istivac® a todas as pessoas com idade superior a 65 anos.

Nestas farmácias é apenas necessário apresentar o seu cartão de cidadão ou o bilhete de identidade e o cartão de utente. E idealmente sempre que faz qualquer tipo vacinação deve também acompanhar-se do seu boletim de vacinas.

 

Proteja-se este Inverno, vacine-se contra a gripe!

 

 

Leia também