Novo Chefe do Estado-Maior do Exército é mafrense – mantém-se assim a tradição castrense do concelho

CEME
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Toma hoje posse, às 19h00, o novo Chefe do Estado-Maior do Exército, o Tenente-General José Nunes da Fonseca, que hoje receberá também a promoção ao posto de General.

José Nunes da Fonseca nasceu em Mafra em 1961, sendo filho e irmão de militares. O pai foi sargento e dos irmãos, um é major-general da arma de Cavalaria e o outro é Coronel de Infantaria.

Em 1979 ingressou na Academia Militar onde se licenciou em Ciências Militares (Engenharia) e obteve o mestrado em Engenharia Militar sendo membro da Ordem dos Engenheiros desde 1986. Foi promovido ao posto de Tenente-General no final de 2017 e tinha tomado posse como 2.º Comandante-Geral da GNR em Junho deste ano.

Durante a sua carreira prestou serviço em diversas unidades e estabelecimentos do Exército e das Forças Armadas, nomeadamente na Escola Prática de Engenharia, no Regimento de Engenharia nº. 1, no Estado-Maior do Exército e no Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, como Adjunto do General Chefe do Estado-Maior do Exército. No posto de Coronel foi Comandante da Escola Prática de Engenharia e Chefe do Gabinete do General Comandante da Logística do Exército, até à frequência do Curso de Promoção a Oficial General.

No estrangeiro, serviu no Estado-Maior da EUROFOR, em Florença – Itália, de 1995 a 1999, e no Quartel-General das Forças Aliadas NATO, em Madrid, de 2010 a 2013.

Em 2103 foi colocado na Guarda Nacional Republicana onde desempenhou diversas funções até à data de hoje. A sua folha de serviço conta com 23 louvores nacionais e três estrangeiros e ainda várias condecorações e prémios, nacionais e estrangeiros.

Mafra mantém assim os seus pergaminhos em termos militares.

 

[Imagem GNR]

Leia também