16 de outubro | Dia Mundial da Alimentação e Dia Mundial do Pão

paoealimentação
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Assinalam-se hoje o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão.

O Dia Mundial da Alimentação foi estabelecido em novembro de 1981 pelos países membros na Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sendo atualmente comemorado em mais de 150 países de todo o mundo.

Hoje, segundo os dados do último relatório da FAO2018 sobre Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, mais de 820 milhões de pessoas sofrem de desnutrição crónica. Para além dos milhões de pessoas que passam fome, existem 672 milhões de pessoas que sofrem de obesidade e 1,3 bilhões têm mais peso do que deviam.

As comemorações deste ano, subordinam-se ao tema “As nossas ações são o nosso futuro” que significa “trabalhar em conjunto para garantir que todos, em qualquer lugar, tenham acesso à comida segura, saudável e nutritiva de que precisam. Para alcançá-lo, devemos adotar um estilo de vida mais sustentável, trabalhar com os outros, compartilhar nosso conhecimento e estar dispostos a ajudar a mudar o mundo – para melhor“.

Desde 2000 que, no dia 16 de Outubro, se celebra o alimento mais popular do mundo, o alimento mais versátil, o Pão. A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins para destacar a importância deste alimento.

Leia também