29 de Setembro | Dia Mundial do Coração

Em 2000, a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) escolheu o dia 29 de setembro para celebrar o Dia Mundial do Coração.

O tema, deste ano, para o Dia Mundial do Coração é  “O Meu Coração, o Seu Coração – Faça a sua Promessa”.
“No Dia Mundial do coração, estamos a pedir que faça uma promessa. Prometa comer de forma mais saudável, ser mais ativo, prometa que vai deixar de fumar. É uma promessa simples para o meu coração, para o seu coração e para o coração de todos nós.” Fundação Portuguesa de Cardiologia

O objectivo deste dia é “reforçar a importância das populações adotarem um estilo de vida saudável, com base numa alimentação equilibrada, prática de atividade física e controlo dos fatores de risco cardiovasculares”.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), até 27 de setembro de 2018, registou 552 casos de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) encaminhados através da Via Verde Coronária. Os distritos com maior número de casos foram Porto (124) e Lisboa (121). A maioria dos doentes encaminhados pelo INEM são do sexo masculino, 415 homens e 134 mulheres.

O INEM faz o alertar:
“Dor no peito de início súbito, com ou sem irradiação ao membro superior esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vómitos, são alguns dos sinais que podem indicar um EAM. O reconhecimento precoce dos sinais e sintomas do EAM é fundamental e deve motivar o contacto imediato com o 112. Esta é a via preferencial dado que reduz o intervalo de tempo até ao início da avaliação, diagnóstico, terapêutica e agilização do transporte para a unidade hospitalar mais adequada”.

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados