OPINIÃO POLÍTICA | Matilde Batalha – O que é um parque canino?

O que é um parque canino?

Um parque canino (ou dog park) entende-se por um espaço vedado onde os cães podem brincar livremente, sem trela, debaixo da supervisão do seu tutor ou tutora. É um espaço verde, vedado, ao ar livre, preferencialmente com sombra, equipado com bebedouros e algum mobiliário com o objetivo de possibilitar a livre circulação, o exercício físico de cães e o seu convívio com outros animais e pessoas, de uma forma segura e responsável em relação à restante população.

São cada vez mais as pessoas que optam por ter nas suas vidas a amizade do fiel amigo cão. Estima-se que se encontrem em mais de metade dos lares portugueses. Porém o espaço público não está adaptado às exigências desta realidade. Em muitas localidades o espaço para passeio e exercício dos animais não é mais do que a própria rua onde vivem. Isto tem de mudar!

Nos últimos anos tem vindo a surgir no concelho de Mafra um número crescente de equipamentos médico-veterinários e serviços destinados aos cuidados a animais (um hospital, várias clinicas, pet-shops, escolas de treino canino, profissionais de terapias assistidas por animais, serviços pet-sitting, etc.) o que significa que os e as mafrenses se preocupam cada vez mais com os bem estar dos seus animais, sendo também já reconhecidos os enormes benefícios para o bem-estar fisico e psíquico que os animais proporcionam aos seus detentores.

Considerando o comportamento natural dos animais e o uso obrigatório de trela e/ou açaime, não existem locais onde os cães possam correr livremente e em segurança, para eles próprios e para segurança dos seres humanos. Os animais não podem legalmente e de uma forma segura serem soltos, correr, saltar e brincar e interagir livremente com as pessoas e outros animais, logo não se tornam tão sociáveis e, consequentemente, podem aumentar o risco de terem comportamentos agressivos, stress e outras manifestações comportamentais. Os parques caninos possibilitam aos cães expressarem os seus comportamentos naturais de forma livre, segura e sem recurso a estes suportes restritivos.

Consideramos também que estes são espaços importantes para a sociedade na medida em que promovem uma interação responsável entre as pessoas e os animais; o estreitamento de relações comunitárias ao ser ponto de encontro e de convívio entre pessoas; uma comunidade mais saudável combatendo o sedentarismo, bem como a requalificação dos espaços urbanos.

Por todas estas razões o PAN considera que existe necessidade de criar uma rede de áreas de recreio para cães em vários dos aglomerados urbanos do concelho de Mafra. Esta é uma das propostas que levaremos à próxima Assembleia Municipal de Mafra no próximo dia 27 de Setembro e que decorrerá pelas 21h nas instalações dos Bombeiros Voluntários da Ericeira. Temos expectativa de que seja acolhida. Sabemos que o primeiro parque canino do concelho irá existir no futuro Parque Intermodal e Ecológico da Venda do Pinheiro e felicitamos o executivo pela sua criação.

Nas localidades onde já existem estes parques (Oeiras, Lisboa, Cascais, Sintra, São João da Madeira, Braga, Olhão, Matosinhos e, mais recentemente, Torres Vedras) tem-se verificado resultados positivos agradando a todos, aos animais e às pessoas (quer tenham cão ou não tenham).

 

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados