21 de Setembro | Dia Internacional da Paz

peace
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Assinala-se hoje, 21 de Setembro, o Dia Internacional da Paz.
Em 1981, as Nações Unida estabeleceram o Dia Internacional da Paz, dia que foi celebrado pela 1º vez em Setembro de 1982. A Assembleia Geral das Nações Unidas apenas declarou oficialmente o dia 21 de Setembro como o Dia Internacional da Paz, o Dia de não-violência e cessar-fogo, em 2002.

“(…) a Assembleia Geral [da ONU] proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.” Kofi Annan

 

O tema deste ano é a “Comemoração do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

“Este ano comemoramos o Dia Internacional da Paz enquanto nos preparamos para celebrar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Este documento fundador é um lembrete de que a paz cria raízes quando as pessoas vivem livres da fome, da pobreza e da opressão e podem prosperar e progredir.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é o guia que nos garantirá a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Encorajo-vos a falar em favor da igualdade de género; em favor de sociedades inclusivas; em favor da ação contra as mudanças climáticas.
Faça sua parte na escola, no trabalho, em casa. Tudo o que é feito conta.
Vamos agir juntos para promover e defender os direitos humanos para todos, em prol de uma paz duradoura para todos.” António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas

 

Declaração Universal dos Direitos Humanos

 

Leia também