Vamos à Farmácia | Um regresso às aulas com energia – quais os suplementos adequados?

Vamos à Farmácia | Ana Quintela

 

Um regresso às aulas com energia – quais os suplementos adequados?

Nesta altura do ano voltamos à nossa rotina diária e por entre esta rotina de trabalho e da escola é por vezes necessária uma energia extra para o recomeço. Mas, que tipo suplementos escolher deve escolher para se sentir melhor?

 

Os multivitamínicos são uma boa alternativa para adquirir nutrientes adicionais que não conseguimos obter apenas com a nossa alimentação. Podem ajudar a um melhor bem-estar geral se tomados durante períodos de maior desgaste físico ou mental.

Escolha suplementos ricos em vitaminas do complexo B. São vitaminas que complementam a nossa alimentação e intervêm no nosso metabolismo energético. Aumentam o nosso nível de energia e a capacidade de concentração. Por exemplo, suplementos com maior concentração de vitamina B12 diminuem o nível de cansaço, visto que esta vitamina tem uma importante acção na função cognitiva, sendo de modo geral benéfica para o nosso sistema nervoso.

A vitamina C, como sabe, está associada a melhorias no nosso sistema imunitário, o que permite o organismo combater mais eficazmente determinados microrganismos e previne assim algumas infecções.

Suplementos que contenham magnésio na sua composição são também indicados. Em momentos de grande stresse, ansiedade e cansaço, o nosso organismo liberta hormonas que levam a uma diminuição dos níveis de magnésio nas nossas células. E o magnésio é essencial, pois ajuda as células a produzir energia, ajuda na formação de proteínas, tem um papel essencial na contracção e relaxamento muscular, bem como na regulação do sistema nervoso. Sabe-se ainda que baixos níveis de magnésio estão também associados a um aumento na ansiedade e irritabilidade no dia-a-dia. Portanto, aumentar os níveis de magnésio terá sempre benefícios não só a nível físico, como também em casos de grande cansaço mental.

Os extractos de Ginkgo biloba, que muitas vezes apenas associamos a melhorias na circulação, estão também associados a melhorias cognitivas, designadamente a uma maior facilidade de raciocínio e retenção de informação na memória.

Para quem está contraindicado a toma de suplementos com substâncias energizantes, a toma de Co-enzima Q10 tem óptimos resultados no aumento da energia e vitalidade. A Co-enzima Q10 é necessária em todas as células, pois é fulcral no processo de respiração celular onde é produzida energia. É uma substância que ajuda a melhorar a função cardiovascular, diminui a fadiga mental e física, tem propriedades antioxidantes e estimula o sistema imunitário.

Os ómegas 3 são também excelentes suplementos, essenciais na função cognitiva de qualquer criança e adulto. Existem sob a forma de cápsulas moles e sob a forma líquida, para crianças mais jovens. Um aumento nos níveis de ómega 3 está associado a evidente melhoria da capacidade cognitiva, da concentração e da coordenação mãos-olhos. E no caso de crianças, ajudam na redução da hiperactividade e melhoria do comportamento.

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Se não tiver contraindicação nesse sentido existem também suplementos que contêm substâncias muito energizantes e de acção rápida como a cafeína, o guaraná, o ginseng e o chá verde.

A cafeína é rapidamente absorvida e atinge logo o cérebro, estimulando o nosso sistema nervoso. Melhora o nosso tempo de reacção e reduz a fadiga, permitindo uma melhoria do processo cognitivo. No entanto, pode provocar alterações no metabolismo e alterar a frequência cardíaca e respiratória.

Suplementos com ginseng estão também muito associados a um rápido aumento nos níveis de energia e melhorias no bem-estar geral.

Suplementos com guaraná e chá-verde contêm também cafeína e teína e são estimulantes naturais que ajudam com o rendimento intelectual e também com o desempenho desportivo.

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Apesar da possível ajuda com suplementação alimentar, não se esqueça que nesta reentrada pós-férias é essencial manter uma alimentação equilibrada, manter-se hidratado com uma grande ingestão de água, dormir horas suficientes e praticar desporto regularmente.

Faça um esforço por procurar incluir na sua semana actividades que lhe permitam uma sensação de bem-estar e escape à rotina, evite hábitos como fumar e excesso de ingestão de bebidas alcoólicas.

 

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