Encontro internacional na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra [Imagens]

Jornal de Mafra 2018.09.15 12h38m43s 019
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

A Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra foi convidada a integrar um projeto internacional – MobiDig.
Este projecto, que se iniciou em Setembro de 2017 e se verá concluído em Setembro de 2019 é uma parceria que congrega especialistas de várias origens, Portugal, Bulgária, Áustria, Itália e Holanda.

O grupo, que já realizou 2 reuniões de trabalho, em Outubro de 2017 em Veliko Tarnovo, Bulgária e em Fevereiro deste ano em Graz, Áustria, reúne-se este ano em Mafra. Está hoje a decorrer em Mafra, o 2º dia de trabalhos da 3ª reunião intercalar, onde se avaliará o trabalho desenvolvido e se programarão as novas tarefas a executar.

Estão presentes 2 representantes de cada país, 18 pessoas que estão a debater “Temas financeiros referentes à implementação do projeto e tarefas a desenvolver no âmbito da digitalização”. A Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra é o único participante português, sendo as restantes 6 instituições:

– Regional Library “Petko Rachev Slaveikov”, Veliko Tarnovo (Bulgária)
– National High School of Polygraphy and Photography, Sofia (Bulgária)
– Student Computer Art Society (SCAS), Sofia (Bulgária)
– Universität Graz (Graz, Áustria )
– Fratelli Alinari Istituto di Edizioni Artistiche-Idea SPA, Florença (Itália)
– Stichting de Domijnen, Sittard (Holanda)

O objectivo desta reunião passa pela criação de “Uma plataforma digital de treino e formação de staff vocacionado para a digitalização [e] visa formar bibliotecários, gestores de pequenas organizações e formadores na área dos Estudos de Bibliotecas, assim como estabelecer as suas próprias instalações de digitalização de baixo custo e salvaguardar os dados. O projeto fornece recursos de aprendizagem online para digitalização móvel de baixo custo”.

 

Leia também