Celebra-se hoje o 100º Aniversário de Mafra

O município de Mafra situado no planalto norte do estado de Santa Catarina, no Brasil celebra hoje o seu 100º aniversário .

Mafra é o 4º maior município, em extensão territorial, do estado Santa Catarina, com uma área total de 1 404,034 km² e uma população de 55 907 habitantes (estimativa IBGE em 2017).  As suas principais actividades económicas são a agropecuária e a indústria, sendo ainda um importante entroncamento rodoferroviário da região.

Inicialmente, Mafra e Rio Negro, no Paraná, faziam parte de um único município, mas em 1894 os dois estados, Santa Catarina e Paraná, entraram em litígio por questão de limites, porque Santa Catarina reclamava uma parte do território.
A 25 de Agosto de 1917, depois de sentença do Supremo Tribunal Federal, o estado de Santa Catarina tomou posse do território contestado.
O município de Mafra foi criado no mesmo ano, 1917, a 8 de Setembro, ficando na margem esquerda do rio Negro. O nome do município é uma homenagem ao jurista catarinense, Conselheiro Mafra, que defendeu Santa Catarina contra o Paraná.

Ao longo dos anos foi colonizada por diversos povos, entre eles Alemães, Polacos, Ucranianos e Italianos, o que lhe deu uma grande diversidade cultural.

Mafra tem muito turismo ecológico em torno de “florestas, cachoeiras, áreas rurais, usinas e sítios paleontológicos”.

[Imagem: Guia do Turismo Brasil]

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados