Vila Velha – Mafra || Demolição da ruína pertencente à Misericórdia de Mafra

Jornal de Mafra 2018.08.06 19h07m21s 017
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Na Vila Velha, em Mafra, começou a ser demolida a ruína pertencente à Misericórdia de Mafra. O edifício degradado, deixado ao abandono durante anos pela Misericórdia de Mafra com o silêncio conivente da Câmara de Mafra, foi deixado a apodrecer no espaço público daquela zona da vila, espaço que confronta com um edifício classificado, a Igreja de Santo André, cujo espaço exterior, durante longos anos, mostrou também muitos sinais de degradação.

O Jornal de Mafra confrontado com informações que davam conta da utilização daquele espaço propriedade e responsabilidade da Misericórdia de Mafra, por parte de jovens de uma escola de Mafra, em que se desenvolveriam actividades pouco consentâneas com a sua idade, contactou a direcção da Misericórdia de Mafra. A partir das fontes que nos contactaram, das informações recolhidas junto da Misericórdia e da reportagem que fizemos no local, nasceram então dois artigos que pode consultar aqui e aqui.

Durante a conversa telefónica que o JM manteve, na altura, com um responsável da Misericórdia de Mafra, João Mesquita, soubemos que aquele edifício iria ser demolido e que naquele espaço nasceria um novo edifício, com projecto já pronto, que seria utilizado nas actividades desenvolvidas pela instituição.

Há uns dias iniciarem-se as obras de demolição do edifício degradado, disso damos nota nas imagens seguintes.

Quando visitámos o local, a 3 de Agostonão havia qualquer cartaz, reprodução de edital ou qualquer tipo de informação que identificasse a obra, o empreiteiro responsável, o responsável técnico, ou o proprietário da obra.

Surgiu entretanto a informação de que a obra resultaria de uma parceria entre a Misericórdia de Mafra e a Câmara Municipal, sendo que a Câmara de Mafra também não libertou qualquer informação, nem sequer de um modo oficioso, relativa a este protocolo.

A Santa Casa da Misericórdia de Mafra tem por Provedor Aníbal Rodrigues da Silva, como Presidente da Assembleia Geral, o conhecido advogado Renato Ivo da Silva e dos seus corpos sociais faz parte, com funções executivas, João Mesquita, também Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Mafra e ex-deputado do PSD na Assembleia Municipal de Mafra.

A Misericórdia de Mafra divulga publicamente a lista completa dos seus corpos gerentes (embora datada de 2012), mas a lista é ilegível. Apresenta também as suas contas de 2017, como a lei determina, fazendo-o de um modo muito minimalista. Como em tantas outras instituições que beneficiam de apoios públicos, também aqui, ainda não chegaram os saudáveis hábitos da transparência.

JM2018.08.06 19h32m24s 002  JM2018.08.06 19h44m55s 005 JM2018.08.06 19h45m33s 006

Leia também