Sintra inicia hoje o Programa “Matilha da Beloura” para captura de canídeos

O Município de Sintra iniciou hoje o Programa “Matilha da Beloura” que visa a captura de canídeos por motivos de “segurança de pessoas e bens, bem como ao bem-estar animal”.

Segundo o edital emitido

“A captura dos animais é efetuada pela colocação de um dispositivo adequado (espaço delimitado e vedado com rede, vulgo “armadilha”, dispondo de alimentação), sendo garantidas nessa operação todas as condições ao bem-estar do animal.

Para que a operação desenvolvida pelo município seja bem-sucedida é fundamental que a alimentação dos animais seja exclusivamente realizada no interior do referido dispositivo, nas zonas da Quinta da Beloura I e II.

A alimentação dos canídeos a capturar apenas deve ser colocada pelos habituais “cuidadores”, em articulação com os elementos do Gabinete Médico Veterinário Municipal.

A integridade dos animais capturados será preservada, de acordo com a Lei nº27/2016, de 23 de agosto, a qual estabelece a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população.

Os animais capturados serão encaminhados para o Canil Municipal, passando a receber alimentação e cuidados médicos-veterinários, bem como treino especializado com vista à socialização e posterior adoção.”

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados