Atenção aos levantamentos de dinheiro nas caixas ATM

Jornal de Mafra 2018.07.26 20h02m39s 045
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Nos últimos tempos, com o encerrar de inúmeros balcões de várias instituições bancarias, foram desactivadas centenas as caixas de multibanco. Estas caixas de multibanco estão agora a ser substituídas por ATM’s, geridas por entidades estrangeiras como a ATM Express e a Euronet Worldwide.

À primeira vista poderia pensar-se que não existiria mudança, mas não é bem assim.

No caso dos cartões que acumulam ao mesmo tempo as funções de débito e crédito, as redes “utilizam-no” de forma diferente no acto de levantamentos de numerário:
– Nas caixas de Multibanco o cartão assume apenas a função de débito e, como tal, fica isento de qualquer tipo de comissão
– Nas caixas ATM de uma rede estrangeira, o cartão assume apenas a função de crédito e o cliente fica sujeito ao pagamento de comissões, sem receber qualquer tipo de aviso prévio.

Ou seja, ao utilizar numa caixa ATM fora da rede multibanco, um cartão que seja simultaneamente cartão de débito e de crédito é como se estivesse no estrangeiro e ao levantar dinheiro, estará a pedir dinheiro emprestado, mesmo que disponha desse valor na conta à ordem.

O número de reclamações dirigidas à Euronet, relativas aos “custos acrescidos por uso desta rede, sem qualquer recibo ou pré-aviso“ tem vindo a aumentar e nos últimos meses.

Se tem um cartão que acumula as funções de débito e crédito, o melhor é não fazer levantamentos em ATM de rede estrangeira, uma vez que fica sujeito ao pagamento de comissões.

No concelho de Mafra atenção aos levantamentos na zona da Ericeira e da Foz do Lizandro.

Leia também