Ericeira | José Jorge Letria na Feira do Livro [Imagens]

Jornal de Mafra 2018.07.14 18h51m44s 019

José Jorge Letria, homem da poesia e da ficção e senhor de uma vasta obra no campo da literatura infanto-juvenil, esteve hoje a autografar obras suas na Feira do Livro da Ericeira. Homem de muito caminho percorrido, foi vereador da Cultura na câmara de Cascais, jornalista no “Diário de Lisboa”, “República”, “Musicalíssimo”,“Diário de Notícias” e “Jornal de Letras”. Foi distinguido com vários prémios literários, nomeadamente com dois Grandes Prémios da APE (conto e teatro), com o Prémio Internacional Unesco (França). É o actual Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Autores.

José Jorge Letria é também um nome incontornável da canção da resistência antes de Abril de 1974, ao lado de, entre outros, José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Manuel Freire.

Da sua vasta obra literária destacamos: “Fernando Pessoa: o menino que era muitos poetas”, “Galileu à Luz de uma Estrela” e “E Tudo Era Possível”.

 

A feira voltou este ano ao parque de estacionamento de S. Sebastião, uma decisão agridoce. Por um lado, a experiência do ano passado foi muito desmotivante – a feira teve lugar no espaço do ninho de empresas da Ericeira – mas por outro lado, o actual espaço, ao lado dos carrinhos de choque,  deixa também algo a desejar, pelo barulho e por não motivar muita gente a visita-la. Nos dias que correm, a leitura (a cultura) não algo que mereça grande carinho aos poderes, no entanto, constituiria um crime de lesa-majestade, instalar, por um ano, esta feira no “Jogo da Bola”?

Leia também