Ronda das Praias do concelho de Sintra | Praia da Adraga

adraga

Praia da Adraga

A Praia da Adraga encontrando-se inserida no Parque natural de Sintra-Cascais e situa-se perto de Colares e de Almoçageme.

Possui um um areal extenso e amplo que vai estreitando à medida que se caminha para Norte.

 

Adraga

 

“Na escarpa Sul da praia, poderá o visitante admirar a Pedra de Alvidrar – ou pedra do juízo – enorme rocha que desce, quase na vertical, até ao mar e que, segundo a tradição local, era sítio iniciático para os jovens mancebos provarem a sua valentia descendo-a e subindo-a com risco da própria vida.
No mesmo local, a cerca de cinquenta metros da arriba, é imprescindível dar uma olhadela ao Fojo, poço natural muito profundo que, na sua base, tem comunicação com o mar. A gruta do Fojo resultou da acção corrosiva da água das chuvas, através das fracturas existentes nas rochas calcárias, conjugada com a acção erosiva das ondas, que originaram um labirinto de grutas, cavernas e enormes fendas.
Consta que os Romanos acreditavam existir um Tritão a tocar búzio no fundo do buraco do Fojo, com cerca de 90 metros. Na realidade, seria o ruído causado pelas ondas, mas na época foi até enviada uma embaixada ao Imperador Tibério (entre o ano 14 e 34 d.C.) para relatar o fenómeno.” Sintra Romântica

 

 

O acesso à praia é feito a partir de Almoçageme, pela estrada que liga o Cabo da Roca a Colares.

É usual a pratica de nudismo, na zona norte da praia.

Coordenadas GPS: N38º48’8.59” , W9º29’05.17”

Actividades Desportivas: Surf, Bodyboard, Mergulho 
Praia Vigiada: Sim (durante a época balnear)
Galardões: Praia Acessível

Actividades e serviços:
– Aluguer de toldos/chapéus de Sol
– Duches
– Parque de estacionamento
– Bar / Restaurante

Leia também