Carrilhões de Mafra…E a obra continua

Continua e amplia-se, a instalação de andaimes – parte visível da obra – para a reabilitação dos carrilhões do Palácio Nacional de Mafra. O dia em que o som dos carrilhões voltará a entoar pela vila e arredores, está mais perto.

O que é um carrilhão?
Um Carrilhão é uma série de sinos afinados musicalmente entre si.

Reza a história que D. João V ordenou ao Marquês de Abrantes que procurasse informar-se do preço de um carrilhão. O Marques apurou um valor de 400.000$00 réis, valor que referiu ao rei, como sendo “demasiado elevado para um país tão pequeno”.

El-Rei terá ficado ofendido – o ouro “corria” pelo nosso pais nesse tempo – e terá respondido: “Não supunha que fosse tão barato;  quero dois!”

Assim nasceram os carrilhões da vila de Mafra, com os seus 98 sinos, ficando como um dos maiores do Mundo.

“Cada torre sineira tinha cinquenta e oito sinos, pertencendo a cada carrilhão quarenta e nove. Os sinos de primeira grandeza pesam cada um 625 arrobas [1 arroba = 14,688 kg] ou seja mais de 9.180 kg. Os de segunda grandeza pesam cada um 291 arrobas ou seja  4.270 kg cada, os de terceira 231 arrobas o que corresponde a 3.392 kg cada, os de quarta 99 arrobas pesam 1.454 kg. cada e assim vão diminuindo até sinos de 1 de arroba, os mais pequenos, com cerca de 15 kg cada um. Finalmente as rodas e engenhos dos carrilhões pesam 1.420 quintais [1 quintal = 58,752 kg] ou seja 83.427,84 kg”. [in Palácio Nacional de Mafra].

O carrilhão da torre norte foi fabricado nas oficinas de Nicolau Levache em Liége, já o da torre sul tem origem em Antuérpia, tendo sido feito por Willem Witlockx.

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados

One Thought to “Carrilhões de Mafra…E a obra continua”

  1. Andreas Lausen

    ´E verdadeiramente urgente de reabilitar os carrilhoes! Esta instalacao, unica no mundo, é uma obra sensacional por todo o mundo e também pela cooperacao de Europa.

Leave a Comment