3 de Julho | Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

Jornal de Mafra 2018.07.03 15h05m35s 005

Celebra-se hoje o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, dia que tem como objectivo “chamar a atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental”.

Segundo dados da Quercus em Portugal são utilizadas mil milhões de palhinhas por ano, e por minuto, 1400 garrafas descartáveis.

Para assinalar o dia a Quercus e as organizações não-governamentais EEB – European Environmental Bureau e a MAVA – Fondation por la Nature promovem a campanha “para desafiar os Portugueses com o slogan – “Portugal Sem Plásticos, estás interessado?””.

Em 2015 a lei da reforma da fiscalidade verde introduziu uma taxa de 0,10€ por cada saco de asas em plástico, lei que alterou os hábitos dos Portugueses que começaram a “levar os seus sacos de casa” e a reutiliza-los. Medida que reduziu em cerca de 50% a compra de sacos de plástico nos supermercados.

“A Quercus estima que 96% da população Portuguesa está familiarizada com o problema da poluição por plástico, mas que 65% não sabe identificar quando os plásticos são recicláveis.“

“A utilização de materiais em plástico descartável e de curta utilização tem aumentado a um ritmo alucinante nas últimas décadas. A sociedade tem substituído os seus hábitos de consumo pela aquisição de cada vez mais produtos embalados ou materiais em plástico cuja utilização dura segundos de vida (exemplo as palhinhas ou os cotonetes) e depois não tem havido grande preocupação em dar-lhes um destino de reciclagem.” Quercus

 

Leia também