20 de Junho | Dia Mundial do Refugiado‏

refugiados

Hoje é Dia Mundial do Refugiado‏.

A data destina-se a prestar homenagem à resistência e à força de todos aqueles que foram obrigados a fugir de suas casas por motivos de perseguição, calamidades ou de guerra.

O Médio Oriente, o Sudeste Asiático, a África Oriental e o Corno de África são as regiões do mundo com mais refugiados.

Segundo dados do Ministério da Administração Interna Portugal é “o 6º país da União Europeia que mais refugiados acolheu ao abrigo do Programa de Recolocação, Portugal recebeu, ainda, um grupo de menores não acompanhados afegãos, no quadro de um acordo com a ONG grega Metadrasi, liderada por Lora Pappa, Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa em 2015.”

O Presidente da República refere em nota sobre o Dia Mundial do Refugiado‏ que “(…) os valores da solidariedade, abertura e tolerância que Portugal defende e preconiza, e também o amplo consenso nacional sobre o acolhimento e integração dos refugiados na sociedade portuguesa.
Valores que são a salvaguarda da dignidade das pessoas e dos direitos humanos. Defender o futuro dos refugiados em todo o mundo é mais do que um imperativo de consciência é uma obrigação de uma sociedade democrática, plural e competente.”

 

Alguns dados sobre acolhimento em Portugal:
– No quadro do Programa de Recolocação, concluído em março de 2018, Portugal acolheu 1552 refugiados, distribuídos por 99 municípios.

– No plano dos pedidos de proteção internacional efetuados já em território português (os chamados Pedidos Espontâneos) Portugal registou 872 pedidos em 2015, 706 pedidos em 2016 e 1.008 pedidos em 2017. Só em 2018, já foram efetuados 425 pedidos.

– No quadro dos Programas de Reinstalação, Portugal acolheu, desde 2015, 222 refugiados. Portugal irá participar neste Programa Voluntário de Reinstalação através da disponibilidade para o acolhimento de 1010 pessoas em 2018 e 2019.

 

 

Leia também