17 Junho | Dia Mundial de Combate à Desertificação

seca

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1994, declarou o dia 17 de Junho como “Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca”.
Celebrado desde 1995 este dia tem por objectivo “promover a consciencialização face à necessidade de promover a cooperação internacional para combater a desertificação e os efeitos da seca”.

Este ano com o tema “A terra tem valor real – Invista nela” que visa a gestão sustentável da terra como forma de regenerar economias, criar empregos e revitalizar comunidades.

“A desertificação é um desastre contínuo e silencioso, com efeitos drásticos sobre a natureza, bem como sobre as mulheres e homens que vivem nela: a destruição de ecossistemas inteiros, a aceleração das mudanças climáticas e os obstáculos ao desenvolvimento e o aumento da pobreza nos países onde ambiente está sob ameaça.” Secretaria da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação

“Todos os anos no mundo, 120.000 quilómetros quadrados de terra – o equivalente a metade do tamanho do Reino Unido – são tornados inférteis pela desertificação”. ONU

 

Entre Outubro de 2017 e Fevereiro de 2018 o nosso pais atravessou uma fase com períodos de seca extrema e seca moderada mas desde do mês de Abril que não existe “seca meteorológica em Portugal Continental”.

Leia também