13 de Junho | Dia de Santo António

santonio

Fernando de Bulhões é o seu nome de batismo, Santo António, nasceu em Lisboa em data incerta e morreu em Pádua a 13 de junho de 1231.

Santo António inicialmente “pertenceu à Ordem dos Cónegos Regulares da Santa Cruz, que seguiam a Regra de Santo Agostinho, no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França, retornando posteriormente à Itália, onde encerrou sua carreira. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem em Assis. De fato, Francisco, o fundador, o convocou, assim como a todos os outros frades da ordem. Posteriormente, quando sua eloquência e cultura teológica tornaram-se conhecidas, foi nomeado mestre em Teologia em Bolonha, tendo, a seguir, pregado contra os albigenses e valdenses em diversas cidades do norte da Itália e no sul França. Em seguida foi para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos”. Wikipédia

Segundo reza a história, pouco depois da Páscoa, Santo António estava muito fraco e desmaia. Foi declarado que sofria de hidropisia (acumulação anormal de líquido nos tecidos ou em certas cavidades do corpo).

Santo António, percebendo que a morte estava próxima, pede para ser levado para a pequena igreja de Santa Maria Mater Domini, em Pádua, onde tinha vivido. A viagem no carro de bois e o seu estado de saúde precário não o deixam alcançar o seu destino, tendo alcançado apenas o convento das clarissas de Arcella, nos arredores de Pádua onde faleceu a 13 de junho de 1231.

Santo António foi canonizado pelo papa Gregório IX um ano depois da sua morte.

Os seus restos mortais foram transladados, em 1263, para a Basílica de Santo António de Pádua, construída em sua memória logo após sua canonização.

Foi proclamado Doutor da Igreja pelo papa Pio XII em 16 de Janeiro de 1946.

 

Leia também