Mafra | Alunos da Escola José Saramago recebem Menção Honrosa em concurso nacional de eficiência energética

Jornal de Mafra 2018.06.12 15h34m17s 003

Decorreu a nível nacional uma competição cujo foco se centrou no “estímulo do espírito empreendedor dos alunos do ensino secundário de todo o País na área de eficiência energética”.

O clube Wattsen constituído por alunos da Escola Secundária José Saramago aceitou este desafio e desenvolveu um projecto, para o qual criou a mascote digital “Poupas”.

Realizaram uma campanha de sensibilização, com turmas de todos os ciclos, “para um consumo eficiente de energia junto de turmas de alunos com necessidades educativas especiais (NEE)”, promoveram “atividades que chamam a atenção para a importância da reciclagem” e desenvolveram “vários materiais didáticos, como um puzzle, um livro de pinturas e um jogo da glória dinamizado com aplicações informáticas. “ realizaram ainda uma palestra para divulgar o projeto na APERCIM.

O júri deste concurso nacional de eficiência energética premiou o clube Wattsen com uma Menção Honrosa. O prémio arrecadado pelos alunos da E.S. José Saramago consistiu numa visita de barco pelo Sado, pedagógica e personalizada, com as Guardiãs do Mar da Ocean Alive.

Os Alunos envolvidos neste projeto foram: Márcia Mouta, Inês Marques, Mariana Rodrigues, Rafael Oliveira e Margarida Romão.

A escola vencedora deste concurso foi a Escola Básica e Secundária de Ermesinde, através do clube Robotese, que desenvolveu um projecto de “construção e instalação de um protótipo para cortar a corrente elétrica nas salas de informática, fora das horas de funcionamento e interrupções letivas, de forma autónoma, evitando, desta forma, desperdícios de energia”.

Leia também