Requalificação do Mercado de Queluz em fase de conclusão

Jornal de Mafra 2018.06.10 15h34m20s 014

As obras de requalificação do Mercado de Queluz encontram-se em fase de conclusão, estão na “fase de colocação de bancadas, instalações elétricas e pinturas”.

Segundo Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “Este projeto vai trazer uma nova vida ao Mercado de Queluz, proporcionando melhores condições para comerciantes e clientes”.

O investimento de 550 mil euros visou a reabilitação de uma área de 1200 m2 na nave inferior do Mercado de Queluz.

A remodelação inclui a intervenção em duas grandes áreas:
– Nave dedicada a descargas, armazenamento de secos e refrigerados, serviços de apoio aos funcionários e vendedores (casas de banho, balneários e vestiários, copa) e áreas técnicas;

Área destinada a vendas composta por:
– 2 Lojas com acesso pelo exterior, incluindo montra exterior e pelo interior do mercado;
– 4 Lojas com acesso simples pelo exterior, sem montra, e com acesso e montra pelo interior do mercado;
– 6 Espaços de “meia loja” constituídos por pequenos nichos dentro do mercado;
– 8 Bancadas de venda com apoio de água (destinadas a peixarias) e 8 bancadas de venda sem apoio de água (destinadas a hortícolas e flores).

 

Esta intervenção incluiu “uma reabilitação profunda da rede elétrica, telecomunicações, estabilidade, saneamento, águas, segurança contra incêndios e intrusão, paisagismo e a nível da arquitetura” dada a “degradação do edifício, devido à sua idade, utilização intensa e desatualização das condições técnicas de venda”.
As obras incluem ainda “revestimentos interiores e pavimentos, das bancadas (nas quais se prevê a instalação de sistema de pulverização de hortícolas e peixe), paredes e tetos bem como eliminação das barreiras arquitetónicas exteriores”.

 

[Imagem: CM Sintra]

Leia também