28 de Maio | Dia Internacional do Brincar

Jornal de Mafra 2018.05.28 17h23m27s 009

Hoje é Dia Internacional do Brincar. O “World Play Day” ou Dia Mundial do Brincar é celebrado em 25 países entre eles estão México, Argentina,  França,  Brasil,  Japão, Itália, Chipre, Holanda e Portugal.

Por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association(ITLA), Freda Kim, o Dia Internacional do Brincar foi criado em Tóquio no ano de 1999 durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas.

Segundo o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que brincar é um direito, uma fonte inesgotável de alegria, uma actividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano e essencial para a saúde física e mental.

“A essência do Brincar é infantil. É o que todas as crianças fazem naturalmente. O “Dia Mundial do Brincar” deve ser um dia de atenção total ao outro, entre gerações. Um dia no qual as crianças e os adultos fazem o que querem. Um dia relaxante, que enfatiza as relações interpessoais. Não é preciso parar o mundo por um dia. Nós brincamos e jogamos na nossa casa, escola ou local de trabalho. Talvez esteja a descrever uma atitude e não uma atividade. Um dia divertido, que estimula a interação entre adultos e crianças, promovendo o crescimento saudável de ambos. Se todos conseguirmos fazer isto, todos os anos no mesmo dia, em diferentes partes do mundo, teremos o Dia Mundial do Brincar”. Freda Kim

 

Leia também