20 de Maio | Hoje é Dia Europeu do Mar e Dia da Marinha

Jornal de Mafra 2018.05.20 12h41m52s 002

O dia 20 de Maio foi o dia escolhido em 2008 pela Comissão Europeia, Conselho e Parlamento Europeus  para celebrar o Dia Europeu do Mar. Este ano as celebrações decorrem na cidade de Burgas, na Bulgária, no próximo ano chegará a vez da cidade de Lisboa receber as comemorações oficiais.

“À medida que a população mundial cresce (…) a dependência da proteína que é obtida do Mar tem aumentado exponencialmente” refere a Quercus. De acordo com um estudo recente, “55% dos Oceanos Mundiais estão a ser alvo de pesca: 31,4% dos stocks marinhos encontram-se em sobrepesca e 58,1% completamente esgotados”.

O mesmo estudo indica que “85 % da pesca em mar alto é realizada pela China, Espanha, Taiwan, Japão e Coreia do Sul, sendo que a China apresenta, de longe, a maior percentagem”.

No dia Europeu do Mar a Quercus deixa o alerta:

“Têm de ser analisadas as diferentes fontes de ameaças, quer ao nível da pesca, da poluição, das alterações climáticas e das diversas atividades humanas que dependem do Mar e dos Oceanos. É necessário e impreterível que se adotem medidas mais ativas para assegurar o uso sustentável dos recursos marinhos. São necessárias políticas de gestão sustentável das pescas nacionais e internacionais, para que parte dos problemas que os oceanos e mares enfrentam a nível Mundial seja efetivamente resolvidos.”

Hoje,  celebra-se ainda em Portugal, o Dia da Marinha. Esta data foi escolhida, por ter sido a 20 de Maio de 1498, que Vasco da Gama terá chegado à Índia.

 

Leia também