30 de Abril | Dia Internacional do Jazz

jazz

Hoje é Dia Internacional do Jazz.

A Unesco celebrou pela primeira vez este dia em 2011, o dia tem por objectivo “lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura”. Actualmente a data celebra-se pelos 5 continentes, em mais de 190 países.

O jazz “nasceu” no século XIX, em New Orleans, no seio da comunidade afro-americana e tornou-se popular nas primeiras décadas do século XX.
Alguns dos grandes nomes do Jazz – Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington, Dizzy Gillespie e muitos, muitos outros(as).

Em Portugal, alguns dos nomes mais conhecidos do jazz, como Carlos Barreto, Carlos Bica, Joana Rios, Luísa Sobral, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Rão Kyao, André Matos e como divulgador, o nome de Luiz Villas-Boas é absolutamente incontornável.

Este ano as celebrações globais serão em São Petersburgo, na Rússia, um evento que irá contar com cerca de 300  músicos de 14 países.

O Museu Nacional Machado de Castro receberá hoje, pelas 18h00 , um concerto com o Combo da Tone Music School no âmbito do Dia Internacional do Jazz.

Leia também