De 23 a 29 de Abril decorre a Semana Europeia da Vacinação

Jornal de Mafra 2018.04.23 14h22m31s 002

Jornal de Mafra 2018.04.19 12h50m32s 003 PP

Decorre esta semana, de 23 a 29 de Abril, a Semana Europeia da Vacinação sob o lema: “As vacinas funcionam, proteja-se a si e aos que o rodeiam de doenças graves”.

A Direção-Geral da Saúde associa-se à Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover esta semana de modo a manter a “Região Europeia livre de doenças evitáveis pela vacinação, a OMS Europa considera importante chamar a atenção para a vacinação como um direito individual e uma responsabilidade de todos”.

Segundo a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), os objetivos da Semana Europeia da Vacinação 2018 são:
– Transmitir a forma como vacinas funcionam na proteção da saúde, quer dos vacinados, quer daqueles que não podem ser vacinados, através da imunidade de grupo;
– Alertar os adolescentes, pais e profissionais de saúde para fazerem escolhas fundamentadas quanto à vacinação e para somente partilharem informação devidamente sustentada;
– Sensibilizar os pais para a importância de manter a vacinação das suas famílias em dia, para a sua proteção e para a proteção das outras pessoas;
– Motivar as autoridades de saúde, assim como os profissionais de saúde, para a sensibilização relativamente às vacinas, de forma a apoiar a procura pela vacinação.

A Direção-Geral da Saúde lembra que “Todas as pessoas têm o direito de estar protegidas de doenças evitáveis pela vacinação e todos desempenham um papel fundamental na proteção dos outros quando optam pela vacinação. Assim, o reforço da comunicação será feito ao longo da próxima semana através de infografias alusivas à Semana Europeia da Vacinação e de várias iniciativas promovidas pelas diferentes Administrações Regionais de Saúde, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da vacinação na proteção da saúde, quer dos vacinados, quer daqueles que não podem ser vacinados, através da imunidade de grupo.
Pretende-se também, através desta campanha, alertar os adolescentes, pais e profissionais de saúde para fazerem escolhas fundamentadas quanto à vacinação e para somente partilharem informação devidamente sustentada. Os profissionais de saúde são também destinatários de mensagens que visam sublinhar o seu papel para a sensibilização relativamente às vacinas, de forma a apoiar a procura pela vacinação. “

Vacinas

 

Imunidade de Grupo é “Quando todas ou quase todas as pessoas numa comunidade estão imunes a uma doença contagiosa, esta não se consegue propagar facilmente. Juntos, impedimos o vírus ou bactéria de chegar a pessoas que não podem ser vacinadas, incluindo bebés demasiado pequenos para serem vacinados e pessoas com problemas
de saúde ou que se encontram a receber tratamentos que enfraquecem os seus sistemas imunitários.

 

Leia também