22 de Abril | Dia Mundial da Terra

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Terra.

“Gostemos ou não, se não preservarmos o Planeta Terra,
não teremos por enquanto outro lugar onde podemos viver!”
Quercus

Em 1970, depois de verificadas as consequências de um desastre petrolífero que ocorreu em 1969 em Santa Barbara, na Califórnia, o senador norte-americano Gaylord Nelson criou o “Dia da Terra” como protesto contra a poluição da Terra.

A ONU reconheceu a data em 2009 tendo sido instituído o dia 22 de Abril como o “Dia Internacional da Terra”.

“Todos nós somos afetados pelas consequências da poluição e das más práticas ambientais, sem exceção! Desde os cidadãos, empresas, governos, economias e a própria Natureza sofrem os impactes dos problemas ambientais globais como as alterações climáticas ou a poluição do mar por plásticos.

É sabido que as mudanças climáticas sempre existiram ao longo dos milhões de anos, o problema é que neste último século o ritmo entre as variações climáticas sofreu uma forte aceleração, com tendência para atingir proporções dramáticas caso não sejam tomadas medidas adequadas. As ondas de calor e as secas extremas têm sido fenómenos climáticos cada vez mais frequentes. As emissões de gases com efeito de estufa tende a aumentar, onde o CO2 (dióxido de carbono) surge como a principal fonte, proveniente da queima direta de combustíveis fósseis como o carbono, o petróleo e o gás utilizado para a produção de energia.” Quercus

 

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados