Loures | Comemorações do 25 de Abril

25abriloures

O Município de Loures vai assinalar os 44 anos da ‘Revolução dos Cravos’ com concertos, exposições, desporto, teatro, dança e apresentação de livros.

Programa

20 Abril
– Das 18:00 às 20:00 – Praça da Liberdade Dança, música, jogos de mesa, artes circenses, poesia, troca de livros, artes plásticas… A celebração do espaço público, enquanto sítio de recreio, convívio, participação e exercício de democracia.
Paços do Concelho, Loures

– 21:00 – As mulheres da clandestinidade (apresentação de livro) Com a participação da autora, Vanessa de Almeida, e de Faustina Barradas.
Biblioteca Municipal José Saramago, Loures

 

21 Abril
– 09:00 –  Caminhada de Abril
Caminhada integrada no programa Desporto, Natureza e Cultura.
Biblioteca Municipal Ary dos Santos, Sacavém(ponto de encontro)

–  09:30 – Manhã Desportiva
Atividade promovida pelo Inline Skating Clube de Patinagem.
Parque Adão Barata, Loures

– Das 10:00 às 14:00 –  Praça da Liberdade
Dança, música, jogos de mesa, artes circenses, poesia, troca de livros, artes plásticas… A celebração do espaço público, enquanto sítio de recreio, convívio, participação e exercício de democracia.
Paços do Concelho, Loures

–  15:00 – O Quê?!… (animação para famílias) Integrado na programação dos Sábados em Cheio.
Biblioteca Municipal José Saramago, Loures

– 15:00 – As cegadas enquanto meio de resistência antifascista no seio do Movimento Associativo Popular (mesa redonda). Com a participação do Grupo Direito à Memória e URAP.
Museu Municipal de Loures, Quinta do Conventinho

 

22 Abril
– 09:00 –  III Passeio de Cicloturismo
Percurso por todas as freguesias do concelho, organizado pelo Grupo Desportivo de Lousa.
Grupo Desportivo de Lousa (ponto de encontro)

– 18:00 – > Orquestra Sinfónica Metropolitana com o Coro Sinfónico Lisboa Cantat
Maestro: Pedro Amaral / Maestro do coro: Jorge Carvalho Alves / Solista: Inês Costa (piano).Integrado na programação de Música em SI Maior.
Pavilhão Paz e Amizade, Loures

De 23 abril a 30 abril
9:00 > 12:30 / 14:00 > 17:30 (2ª a 6ª feira)
Liberdade (exposição) – Mostra de trabalhos efetuados nas escolas do concelho, a partir da canção “Liberdade”, de Sérgio Godinho.
Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, Loures

 

24 Abril
– 22:00 – Concerto comemorativo do 25 Abril com Carlos do Carmo
Um dos cantores mais importantes do seu tempo e uma das vozes mais emblemáticas da música portuguesa.
Pavilhão Paz e Amizade, Loures Entrada Livre

 

25 Abril
– 09:30 – Prova de atletismo
19ª Milha Urbana Fonte das Almoinhas Organizada pela Associação Cultural e Recreativa da Mealhada, a prova está aberta a todos os atletas federados, ou não, em representação de clubes, associações, escolas, ou que queiram participar a título individual, integrada no Troféu Corrida das Coletividades.
Parque Adão Barata, Loures

–  09:30 – Torneio aberto de xadrez e Torneio de jovens
Há dois anos, o Plano de Intervenção Municipal de Xadrez foi retomado, em cooperação com as escolas do concelho. Deste trabalho resultou a sensibilização de 2500 alunos, que culminou na adesão de mais de 800 alunos aos cursos de iniciação na modalidade e na realização de inúmeros torneios.
Parque Adão Barata (pavilhão multiusos), Loures
– 10:30 – Sessão evocativa do 44º aniversário do 25 de Abril
25 abril Sessão Solene da Assembleia Municipal de Loures Intervenções das forças políticas e apontamento cultural pelo Grupo Coral da ANALOR – Associação dos Naturais e Amigos de Loriga.
Pavilhão do Sport Grupo Sacavenense, Sacavém

 

28 Abril
– Das 10:00 às 18:00 – Oficinas de desenho ao ar livre Parque Adão Barata, Loures

–  15:00 – O Quê?!… (animação para famílias) Integrado na programação das Tardes Mágicas. Biblioteca Municipal Ary dos Santos, Sacavém

– 15:00 – Conversas de Abril e da Revolução Apresentação de testemunhos e documentos reunidos no âmbito da iniciativa “Dias da Memória 2017”, seguida de debate com resistentes antifascistas do concelho de Loures. Com a participação do Grupo Direito à Memória e URAP. Museu de Cerâmica de Sacavém

–  16:00 – 25 de Abril, Sempre (teatro) Peça evocativa do 25 de Abril, pela Companhia Teatral Embaixada do Conhecimento. Integrada na programação de Loures Teatro – a Teia. Centro Social e Cultural de Santo António dos Cavaleiros

–  21:00 – A Luta Continua… (inauguração da exposição fotográfica) De José Caria. O título desta exposição fotográfica é uma metáfora. No boxe, como na vida, os movimentos de luta partem de uma posição. Por vezes, erguem-se braços, fecham-se mãos e há lugar a conquistas. Até 2 de junho. Biblioteca Municipal Ary dos Santos, Sacavém

– 21:30 – Qual a cor da liberdade? (poesia) Recital de poesia e música de intervenção, por Ana Leonor Pereira (soprano e diseuse) e António Ferreira (piano). Biblioteca Municipal Ary dos Santos, Sacavém

Leia também