Torres Vedras | 2ª feira entrarão em vigor as alterações à circulação no largo de São Pedro e na zona envolvente

A partir de 2ª feira, 16 de Abril, vão entrar em vigor as alterações à circulação no Largo de São Pedro e na zona envolvente. Estas alterações pretendem “definir uma maior e mais segura circulação pedonal, assim como uma melhor circulação rodoviária no centro histórico da cidade de Torres Vedras”.

As alterações serão as seguintes:

– O Largo de São Pedro será transformado numa área exclusivamente pedonal, sendo apenas permitida a circulação monitorizada de veículos de emergência, segurança e serviços públicos e pontuais cargas e descargas para mudanças de habitação de moradores.
– Rua Miguel Bombarda, a Praça do Município, a Rua Dr. João de Meneses e a Praça de Wellington ficarão sem circulação automóvel.
– Rua Dias Neiva é uma das artérias que será alvo de alterações do sentido de trânsito. Entre a Ponte da Mentira e o Largo dos Polomes, a circulação passa a fazer-se no sentido sul-norte (em direção ao Parque do Choupal). Já no troço compreendido entre o Largo dos Polomes e a Rua Cândido dos Reis, a circulação faz-se no sentido norte-sul (em direcção ao centro histórico da cidade).
– Rua dos Polomes (que liga a Rua Dias Neiva à rotunda Villenave d’Ornon), o trânsito continua a circular no sentido este-oeste, deixando de haver as exceções de obrigatoriedade de sentido para autocarros e moradores até agora em vigor.

A circulação automóvel continuará a ocorrer nas seguintes vias:

– Av. Tenente Coronel João Luís de Moura
– Rua Almirante Gago Coutinho (na área envolvente do Largo de São Pedro)
– Rua da Várzea
– Rua da Horta Nova
Garantindo o acesso ao centro histórico da cidade e aos parques de estacionamento do Mercado Municipal e do Parque de Santiago.

Para que o transporte de mercadorias para os estabelecimentos “possa ser efetuado a menos de 50 metros dos mesmos” vão ser criadas “bolsas de cargas e descargas na envolvente do Largo de São Pedro”.

Relativamente aos transportes públicos “a Linha Verde de autocarros urbanos TUT passará a atravessar aquela área, através de um percurso que liga a Av. Tenente Coronel João Luís de Moura à Rua Raimundo Porta, seguindo até ao Terminal Rodoviário” de modo a facilitar o acesso dos cidadãos ao centro histórico da Cidade.
“Serão criadas duas paragens de espera de autocarros, junto ao Mercado Municipal e no início da Rua da Horta Nova, para os cidadãos que pretendam utilizar a Linha Verde, que terá uma frequência de passagem entre 30 a 45 minutos.”

Quanto ao serviço de táxis, a praça irá sair da “Av. Tenente Valadim será relocalizada, passando para o cruzamento da Av. Tenente Coronel João Luís de Moura com a Rua Gabriel Pereira (que liga a rua do Teatro-Cine de Torres Vedras com a do Mercado Municipal)”.

 

Estas alterações foram aprovadas por unanimidade em reunião de câmara e irão permitir “a diminuição do nível de ruído e de poluição atmosférica, assim como para a valorização do património da Igreja de São Pedro “ e pretendem também “harmonizar as necessidades das atividades e funções existentes naquela zona com uma visão articulada de todo o sistema de circulação, que pretende valorizar o património e salvaguardar a vivência dos espaços públicos da cidade de Torres Vedras”.

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados

Leave a Comment