Cinema | Estreias da Semana – 05 de Abril 2018

cinema
Jornal de Mafra 2018.04.04 22h39m30s 006

Batalha do Pacífico: A Revolta

Título original: Pacific Rim Uprising
De: Steven S. DeKnight
Com: Scott Eastwood, Tian Jing, Adria Arjona, Karan Brar
Género: Acção, Aventura
Classificação: M/12
Outros dados: China/EUA, 2018, Cores, 111 min

O conflito global entre monstros de destruição maciça de outro mundo e super-máquinas pilotadas por humanos, construídas para os eliminar, foi apenas o prelúdio para o assalto final à humanidade em “Batalha do Pacífico: A Revolta”. John Boyega é o rebelde Jake Pentecost, um outrora promissor piloto Jaeger cujo lendário pai deu a vida para garantir a vitória da humanidade contra o monstruoso “Kaiju”. Jake abandonou o treino e foi apanhado pelo crime do submundo. Mas quando uma ameaça ainda mais imparável começa a destruir as nossas cidades e coloca o mundo a seus pés, a sua irmã Mako Mori dá-lhe mais uma possibilidade para seguir o legado do pai. Mako lidera uma corajosa e nova geração de pilotos que cresceu na sombra da guerra. Enquanto procuram justiça para os que faleceram, a sua única esperança é ficarem unidos numa revolta global contra as forças da extinção. A Jake junta-se o rival e talentoso piloto Lambert e Amara, uma pirata cibernauta Jaeger, de apenas 15 anos, enquanto os heróis da PPDC se tornam na única família que lhe resta. Ao se tornarem na mais poderosa força defensiva que alguma vez existiu, vão entrar numa espetacular aventura à escala global.

 

Jornal de Mafra 2018.04.04 22h42m51s 008

Bullet Head – O Último Golpe

Título original: Bullet Head
De: Paul Solet
Com: Adrien Brody, Rory Culkin, Antonio Banderas, John Malkovich
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/16
Outros dados: BUL/EUA, 2017, Cores, 93 min

Bullet Head – O Último Golpe conta a história de três criminosos profissionais que aceitam o que julgam ser o golpe da sua vida. Mas quando chegam ao local do assalto, um remoto armazém, descobrem que caíram numa armadilha. Agora, cercados do lado de fora pela lei, apercebem-se que dentro do armazém uma ameaça maior os espera – um cão de ataque assassino que os irá obrigar a lutar pelas suas vidas.

 

 

Jornal de Mafra 2018.04.04 22h46m54s 010

Chavela

Título original: Chavela
De: Daresha Kyi, Catherine Gund
Com: Pedro Almodóvar, Elena Benarroch, Miguel Bosé
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: EUA/ESP/MEX, 2017, Cores, 93 min

Chavela mudou-se para o México muito jovem, em busca de uma oportunidade de reconhecimento artístico. Durante anos foi cantora de rua, tornando-se profissional já durante a década de 1950, pela mão de José Alfredo Jiménez, outro artista da música “ranchera”, habitualmente interpretada por homens. Gravou 80 álbuns, tornando-se uma figura de referência no panorama artístico mexicano de meados do século XX. Foi amiga dos pintores Frida Kahlo e Diego Rivera e do escritor espanhol Federico García Lorca. Retira-se da cena musical em meados dos anos 1980, devido a um problema grave de alcoolismo, regressando anos depois. Este filme revela um pouco mais sobre a sua vida através de imagens de arquivo e de uma entrevista inédita dada por Chavela duas décadas antes da sua morte, que aconteceu a 5 de Agosto de 2012, na sequência de complicações cardíacas e respiratórias

 

Jornal de Mafra 2018.04.04 22h31m42s 002

Cinema Novo

Título original: Cinema Novo
De: Eryk Rocha
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: BRA, 2016, Cores, 90 min

Filme-ensaio que investiga poeticamente o principal movimento cinemátografico latino-americano, através do pensamento dos seus principais autores: Nelson Pereira do Santos, Glauber Rocha, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Ruy Guerra, Walter Lima Jr, Paulo César Saraceni, entre outros.

 

 

 

Jornal de Mafra 2018.04.04 22h30m00s 001

Cinema Paraíso

Título original: Nuovo cinema Paradiso
De: Giuseppe Tornatore
Com: Antonella Attili, Enzo Cannavale, Isa Danieli, Leo Gullotta
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: ITA/FRA, 1989, Cores, 120 min

A acção decorre no Cinema Paradiso, o único Cine-Teatro nesta cidade na Sicília, onde os habitantes vão para rir, chorar, dar cotoveladas e protestar cada vez que o padre local censura as cenas de beijos. É aí que o jovem Salvatore e o velho Alfredo manejam o projector. Ou costumavam manejar. De facto, a história começa anos mais tarde, quando o anúncio da morte de Alfredo chega à Salvatore, hoje um realizador prestigiado em Roma. Salvatore finalmente percebe que a sua infância não foi nada mais nada menos que um filme italiano. Alfredo, o nebuloso velho mentor, com a sua sabedoria enlatada dos filmes de John Wayne, ensina o jovem Salvatore a trabalhar com o projector; o censor eclesiasta tocando um sino para indicar onde o projeccionista tem de cortar cenas; pais gritando, padres amaldiçoando, rapazes masturbando-se e, sim, até um maluquinho da aldeia.

 

Jornal de Mafra 2018.04.04 22h40m59s 007

Encontro Silencioso

Título original: Encontro Silencioso
De: Miguel Clara Vasconcelos
Com: Ágata Pinho, Alexander David, Isabel Costa
Género: Drama, Aventura
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2017, Cores, 83 min

Um grupo de estudantes universitários de Lisboa organiza um encontro secreto no interior do país. Na ânsia de obter um estatuto superior e aceder ao verdadeiro conhecimento, os estudantes submetem-se a estranhos rituais inventados pelo seu líder, o obscuro Dux.

 

 

 

Jornal de Mafra 2018.04.04 22h33m22s 003

Madame

Título original: Madame
De: Amanda Sthers
Com: Toni Collette, Harvey Keitel, Rossy de Palma, Michael Smiley
Género: Drama, Comédia
Classificação: M/12
Outros dados: FRA, 2017, Cores, 91 min

Procurando reavivar um matrimónio moribundo, Anne e Bob, um casal americano rico e bem relacionado, mudam-se para uma mansão na romântica cidade de Paris. Enquanto prepara um luxuoso jantar para um grupo de amigos sofisticados, Anne descobre que há 13 convidados à mesa. Em pânico, insiste que a sua leal criada Maria se disfarce de uma misteriosa aristocrata espanhola para alterar o número agoirento. No entanto, demasiado vinho e conversas divertidas levam a que Maria capte, por acidente, as atenções de um dândi britânico e comerciante de arte. O seu romance vai levar Anne a perseguir a sua criada pelas ruas de Paris e, finalmente, a planear destruir esta entusiasmada união amorosa.

 

Jornal de Mafra 2018.04.04 22h36m28s 005

Manifesto

Título original: Manifesto
De: Julian Rosefeldt
Com: Cate Blanchett, Erika Bauer, Ruby Bustamante
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: ALE, 2015, Cores, 95 min

Um filme onde 13 personagens questionam o papel do artista através de 13 textos da autoria de Rosefeldt, a partir de cerca de 60 originais de artistas, arquitectos, filósofos e realizadores dos séculos XIX e XX. Com cenários contemporâneos, foram filmados monólogos que vão buscar influências tão diversas como o “Manifesto Comunista” (1848), de Karl Marx e Friedrich Engels, ou as “Golden Rules of Filmmaking” (2004).

 

Jornal de Mafra 2018.04.04 22h35m01s 004

Réplica Violenta

Título original: Acts of Violence
De: Brett Donowho
Com: Bruce Willis, Cole Hauser, Shawn Ashmore, Ashton Holmes
Género: Drama, Acção
Classificação: M/16
Outros dados: GB/EUA/CAN, 2018, Cores, 86 min

Para os irmãos MacGregor essa pergunta torna-se numa questão de vida ou morte que testa a sua força, coragem e espírito de família. Quando Mia, a noiva de Roman MacGregor, é raptada por uma rede de tráfico humano, Roman e os seus irmãos Brendan e Deklan decidem resgatar Mia por sua conta e risco. Brendan é o protetor do trio, com um grande coração, e Deklan o veterano de guerra traumatizado que procura encontrar o seu equilíbrio. Eles são orientados pelo Detetive Avery, o polícia encarregue do caso, cujo sentido de dever é levado ao limite. Por detrás dos raptos e do tráfico está Maxwell Livingston, um homem sem escrúpulos que vê as pessoas como “produtos” e a moralidade como uma fraqueza. À medida que os MacGregor ignoram todos limites da lei para salvar Mia, cada segundo conta. Mas estarão eles preparados para as réplicas violentas que irão testemunhar?

 

Jornal de Mafra 2018.04.04 22h44m39s 009

The Wailing – O Lamento

Título original: Gok-seong
De: Na Hong-jin
Com: Kwak Do-won, Hwang Jung-min
Género: Thriller
Classificação: M/16
Outros dados: EUA/Coreia do Sul, 2016, Cores, 156 min

A chegada de um estrangeiro misterioso a uma pequena aldeia rural causa suspeita entre os habitantes locais, suspeita que rapidamente se transforma em histeria quando os habitantes começam a matar, em ataques de violenta brutalidade e sem razão aparente. À medida que o investigador, responsável por estes casos, vê a sua filha cair sob o mesmo estado de violência, ele concorda em consultar um xamã para obter respostas, mas sem saber, faz com a situação escale em algo muito mais perigoso.

Leia também