IPMA | Previsão especial de Páscoa para Portugal continental

pascoa

O fim de semana da Páscoa aproxima-se e com ele a “passagem sucessiva de superfícies frontais, com ocorrência de precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, e vento por vezes forte do quadrante oeste”.

A previsão do IPMA para o período compreendido entre 29 de Março e 02 de Abril é o seguinte:

Neste período, destaca-se o dia 30, sexta-feira, com ocorrência de precipitação persistente e queda de neve acima de 600/800 metros nas regiões Norte e Centro. Também neste dia, o vento do quadrante oeste poderá soprar com rajadas até 70 km/h no litoral e nas terras altas. Haverá agitação marítima forte na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

No domingo de Páscoa, a precipitação forte regressará no final do dia à região Norte e estender-se-á gradualmente às restantes regiões no dia 02. A queda de neve deverá ocorrer nos pontos mais altos da serra da Estrela. O vento será do quadrante sul mais intenso no final de domingo nas terras altas.

Entre o dia 29 de março e 02 de abril, a temperatura máxima irá variar entre 15 e 18 ºC na generalidade do território, variando entre 5 e 10 ºC no interior Norte e Centro. A temperatura mínima será inferior a 10ºC em todo o continente, podendo variar entre -3 e 0ºC nas terras altas do interior Norte e Centro, em especial nos dias 30 e 31.

Leia também