Mafra | Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora (Burrinha) [Imagens]

Jornal de Mafra 2018.03.25 20h23m14s 016

A Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora (Burrinha), a 3ª de quatro procissões da Quaresma, percorreu hoje o centro da vila, enquanto expressão de uma tradição que remontará, diz-se, ao século XVIII.

A última procissão desta série pascal será a Procissão do Enterro do Senhor e irá ocorrer na próxima 6.ª feira, 30 Março às 21h00.

A Câmara Municipal de Mafra apoiou financeiramente a organização das procissões com 1.200,00€ (mil e duzentos euros), alegadamente, com o objectivo de contribuir para a “conservação e preservação dos paramentos e outros elementos constituintes das referidas procissões“ uma vez que estas são “um conjunto único no país e uma das mais originais e relevantes manifestações” deste género e que “mantém as características da época barroca”.

 

Tendo em consideração a natureza laica da republica e o facto de estas, legítimas, manifestações religiosas movimentarem cada vez menos fieis, não tendo qualquer impacto na atracão de turistas para o concelho, só se entenderá cabalmente o apoio da autarquia, em função da crença própria, privada, de alguns decisores políticos do concelho.

 

 

Leia também