Cinema | Estreias da Semana – 22 de Março 2018

cinema

Aparição

Título original: Aparição
De: Fernando Vendrell
Com: Jaime Freitas, Victória Guerra, Rita Martins, Rui Morisson
Género: Drama, Romance
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2018, Cores, 115 min

Final dos anos 50. Um jovem escritor e professor, Alberto Soares, tem a sua primeira colocação no Liceu de Évora, uma cidade rural, inóspita e moralista. Encontra-se com o médico local e amigo do seu falecido pai, Dr. Moura, de quem logo se torna protegido e acolhido pelo seu núcleo familiar. Alberto deixa-se fascinar pelas suas belas filhas: Ana, a mais velha, casada com o latifundiário Alfredo, uma mulher inteligente, carente e frontal; Sofia, uma jovem provocadora, sensual e inconsequente; e Cristina, a mais nova, um inatingível e inocente talento musical. Alberto começa a tomar notas para um futuro romance inspirado pela sua nova vida em Évora. No liceu, durante as suas aulas, expõe os seus pensamentos e impressiona um aluno em particular, Carolino. Ainda de luto pela morte do pai, as suas convicções existencialistas geram polémica na cidade provinciana e acaba por entrar em choque com Chico, um intelectual frustrado, amigo da família e primo de Carolino. A obsessão de Alberto pela morte torna-se cada vez mais real e avassaladora, tornando-o na personagem central do livro que pretende escrever. O envolvimento de Alberto com a família do Dr. Moura resulta ainda numa relação amorosa e cúmplice com Sofia que o perturba e seduz e cuja leviandade a leva a um namoro com Carolino que, enamorado, desenvolve uma rivalidade passional, despoletando uma espiral de violência.

 

Gringo

Título original: Gringo
De: Nash Edgerton
Com: David Oyelowo, Charlize Theron, Joel Edgerton, Amanda Seyfried, Thandie Newton
Género: Drama, Acção
Classificação: M/14
Outros dados: Austrália/EUA, 2018, Cores

Gringo, Harold Soyinka foi enviado para o México pela empresa onde trabalha, para fechar um negócio. Assim que aterra no México acontecem-lhe as mais variadas e insólitas aventuras que o levam de um cidadão respeitoso a um procurado criminoso. Estará Herold um passo atrás ou dois passos à frente?

 

Hostis

Título original: Hostiles
De: Scott Cooper
Com: Scott Shepherd, Rosamund Pike, Ava Cooper, Stella Cooper, Christian Bale
Género: Aventura, Western
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2017, Cores, 134 min

1892. Um lendário capitão do exército americano aceita relutantemente escoltar um chefe de guerra Cheyenne moribundo, assim como a sua família, na viagem de regresso às suas terras tribais. Fazendo a perigosa travessia do Novo México até às planícies do Montana, os antigos inimigos encontram uma jovem viúva, cuja família foi assassinada. Juntos, eles terão de unir forças para sobreviverem às provações da tortuosa paisagem, a comanches hostis, e outros contratempos que vão encontrando pelo caminho.

 

Maria Madalena

Título original: Mary Magdalene
De: Garth Davis
Com: Rooney Mara, Joaquin Phoenix, Chiwetel Ejiofor, Tahar Rahim, Ariane Labed
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: GB, 2018, Cores, 120 min

Esta biografia bíblica conta a história de Maria, uma jovem que procura um novo modo de vida. Maria, apesar das hierarquias da época, vai desafiar a sua família tradicional para se juntar a um movimento social liderado pelo carismático Jesus de Nazaré. Rapidamente descobre o seu lugar neste movimento e no centro de uma jornada que terminará em Jerusalém.

 

No Intenso Agora

Título original: No Intenso Agora
De: João Moreira Salles
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: BRA, 2017, Cores, 127 min

Feito a partir da descoberta das cenas que uma turista – a mãe do realizador – filmou na China em 1966, durante o início da Revolução Cultural, No intenso agora trata da natureza efémera dos momentos de grande intensidade emocional. Às cenas da China, somam-se imagens de arquivo dos eventos de 1968 na França, na Checoslováquia e, em menor extensão, no Brasil. Na tradição do filme-ensaio, o documentário interroga como as pessoas que participaram daqueles acontecimentos – vividos com alegria, encantamento, convicção generosa, medo, decepção, desalento – seguiram adiante depois do arrefecimento das paixões.

 

O Capitão

Título original: Der Hauptmann
De: Robert Schwentke
Com: Max Hubacher, Milan Peschel, Frederick Lau
Género: Drama, Histórico
Classificação: M/16
Outros dados: POR/POL/ALE/FRA, 2017, Cores, 118 min

1945. Os Aliados obrigam o exército Nazi a render-se. Entretanto, Willi Herold, um soldado desertor do exército alemão descobre o uniforme de um capitão. Vestindo-o e assumindo uma nova identidade, reúne um grupo de soldados e testa a todo o custo os limites dos seus novos poderes.

 

Sherlock Gnomes

Título original: Sherlock Gnomes
De: John Stevenson
Com: Emily Blunt (Voz), Johnny Depp (Voz), James McAvoy (Voz), Maggie Smith (Voz), Chiwetel Ejiofor (Voz), Michael Caine (Voz)
Género: Animação, Comédia, Aventura
Classificação: M/6
Outros dados: GB/EUA, 2018, Cores

Quando Gnomeu e Julieta chegam à cidade com os seus amigos e família, a principal preocupação é preparar o novo jardim para a primavera. Mas, de um momento para o outro, alguém começa a raptar os gnomos de todos os jardins de Londres. Um dia, ao regressarem ao jardim, Gnomeu e Julieta percebem que todos os seus amigos desapareceram. Só existe um gnomo que pode ajudar! O seu nome é: Sherlock Gnomes! O famoso detetive e protetor oficial dos gnomos dos jardins de Londres chega com o seu ajudante Watson para investigar o caso. O mistério leva os gnomos numa divertida aventura onde irão conhecer novos ornamentos e explorar uma zona desconhecida da cidade.

 

Últimas Conversas

Título original: Últimas Conversas
De: Eduardo Coutinho
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: BRA, 2015, Cores

Realizado a partir de entrevistas com jovens estudantes brasileiros pelo cineasta Eduardo Coutinho antes da sua morte (em Fevereiro de 2014), o filme procura entender como pensam, como sonham e como vivem os adolescentes de hoje. O material foi editando pela sua parceira de longa data, a montadora Jordana Berg, e a versão final é assinada por João Moreira Salles.

 

Wonderstruck: O Museu das Maravilhas

Título original: Wonderstruck
De: Todd Haynes
Com: Oakes Fegley, Julianne Moore, Michelle Williams
Género: Drama, Mistério
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2017, Cores, 116 min

Ben e Rose são crianças de duas eras distintas que, secretamente, desejam vidas diferentes. Ben anseia pelo pai desconhecido, enquanto Rose sonha com uma atriz misteriosa. Quando Ben descobre uma pista e Rose lê uma manchete atraente no jornal, ambos partem em jornadas que se desenrolam com uma simetria fascinante.

Leia também