Cinema | Estreias da Semana – 15 de Março 2018

cinema

Ciúme

Título original: Jalouse
De: David Foenkinos, Stéphane Foenkinos
Com: Karin Viard, Dara Tombroff, Anne Dorval
Género: Comédia
Classificação: M/12
Outros dados: FRA, 2017, Cores, 102 min

Nathalie Pêcheux, uma professora divorciada começa de repente a sentir inveja de todos os que as rodeiam, incluindo a sua filha, amigos e vizinhos. E não olha a meios para destruir a felicidade que tanto inveja aos outros.

 

Colo

Título original: Colo
De: Teresa Villaverde
Género: Drama
Classificação: M/16
Outros dados: POR, 2017, Cores, 136 min

Em Lisboa, uma mãe trabalha em dois empregos enquanto o seu marido ficou desempregado. Têm uma filha adolescente. Com as dificuldades que se vão acumulando, gradualmente eles afastam-se uns dos outros, e uma tensão cresce em silencio e culpa. O filme é uma reflexão muito atual, e quase serena, sobre o nosso caminho comum como sociedades europeias de hoje, sobre o nosso isolamento, a nossa perplexidade perante as dificuldades que nos vão surgindo, sobre a nossa vida nas cidades e dentro das nossas famílias. É um filme em tensão crescente que nunca chega a explodir.

 

Com Paixão

Título original: The Mercy
De: James Marsh
Com: Rachel Weisz, Colin Firth, David Thewlis, Mark Gatiss
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: GB, 2018, Cores, 101 min

Entre Agosto de 1966 e Maio de 1967, o jornal “The Sunday Times” acompanhara a grande aventura de Francis Chichester, que dera a volta ao mundo em nove meses e um dia no “Gipsy Moth IV”, o seu pequeno veleiro, efectuando apenas uma paragem em Sydney (Austrália). Era a primeira vez que alguém fazia esta travessia absolutamente só. Ao chegar a Inglaterra, foi recebido como um herói. Devido ao excepcional sucesso do evento, o jornal decidiu ir um pouco mais longe e, em 1968, desafiou velejadores de quatro continentes a participar numa corrida a que chamou Sunday Times Golden Globe Race. Ao contrário de todas as outras, não admitia qualquer paragem. Inscreveram-se oito profissionais experientes e uma surpresa: Donald Crowhurst, um velejador amador de 36 anos, casado e pai de quatro filhos. Donald aventurou-se com um trimarã construído por si, para resolver os problemas económicos gravíssimos que a sua pequena empresa atravessava. Stanley Best, um homem de negócios seu conhecido, aceitou patrociná-lo com a condição de que, caso desistisse, teria de pagar todo o investimento. As regras da competição ditavam que os participantes pudessem partir entre 1 de Junho e 31 de Outubro, atribuindo dois prémios: o globo de ouro para o primeiro a chegar e cinco mil libras para o mais rápido. Depois de muitos contratempos que o levaram a adiar a viagem por várias vezes, Crowhurst iniciou a aventura no último dia permitido, nunca imaginando os obstáculos que teria pela frente.

 

Como Nossos Pais

Título original: Como Nossos Pais
De: Laís Bodanzky
Com: Maria Ribeiro, Clarisse Abujamra, Antonia Baudouin
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: BRA, 1917, Cores, 102 min

Rosa é uma mulher que quer ser perfeita em todas as suas obrigações: enquanto profissional, mãe, filha, esposa e amante. Quanto mais tenta acertar, mais tem a sensação de estar a errar. Filha de intelectuais dos anos 70 e mãe de duas meninas pré-adolescentes, ela vê-se pressionada pelas duas gerações que exigem que ela seja moderna e omnipresente, uma supermulher sem falhas nem vontades próprias. Num almoço de domingo, recebe uma notícia estrondosa da sua mãe. A partir desse episódio, Rosa inicia uma redescoberta de si mesma.

 

O Último Retrato

Título original: Final Portrait
De: Stanley Tucci
Com: Geoffrey Rush, Armie Hammer, Clémence Poésy
Género: Comédia Dramática
Classificação: M/12
Outros dados: GB, 2017, Cores, 90 min

Enquanto de visita a Paris, em 1964, James Lord, escritor americano e amante das artes, é convidado pelo reconhecido artista Albert Giacometti a pousar para um retrato. Giacometti assegura a Lord que o processo demorará apenas alguns dias. Lisonjeado e curioso, Lord concorda em posar. Assim começa não só a história de uma peculiar amizade, mas também uma exploração, através do olhar de Lord, sobre a beleza, frustração, profundidade e ocasional caos do processo artístico.

 

Que o Diabo Nos Carregue

Título original: Que le Diable Nous Emporte
De: Jean-Claude Brisseau
Com: Fabienne Babe, Isabelle Prim, Anna Sigalevitch
Género: Drama
Classificação: M/16
Outros dados: FRA, 2018, Cores, 98 min

Camille, uma bela mulher com os seus quarenta anos, encontra o telemóvel que Suzy perdeu na estação de comboio. Quando Suzy liga para o seu próprio número, as duas mulheres combinam um encontro na casa de Camille para que a jovem o possa recuperar. Durante esse encontro, Suzy conhece Clara, a namorada de Camille. Enquanto isso, elas são interrompidas por Fabrice, amante alienado de Suzy que, embriagado, faz de tudo para a reconquistar. A partir daí, inicia-se um jogo de desencontros. Pouco a pouco, cada um escolhe o caminho que consideram que os levará à felicidade, o seu lugar na trama dos sentimentos.

 

The Strangers – Predadores da Noite

Título original: The Strangers: Prey at Night
De: Johannes Roberts
Com: Christina Hendricks, Bailee Madison, Martin Henderson
Género: Terror
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2018, Cores, 85 min

A viagem de uma família sofre uma reviravolta perigosa quando chega a um remoto parque de bungallows, onde se vai encontrar com alguns parentes e o encontra misteriosamente deserto. Escondidos por detrás de uma profunda escuridão, três psicopatas mascarados irão testar os limites desta família, que vai lutar a todo o custo para sobreviver.

 

Tomb Raider: O Começo

Título original: Tomb Raider
De: Roar Uthaug
Com: Alicia Vikander, Hannah John-Kamen, Walton Goggins, Kristin Scott Thomas, Dominic West, Daniel Wu
Género: Acção, Aventura
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2018, Cores, 118 min

Lara Croft é a independente filha de um aventureiro excêntrico que desapareceu quando ela chegou à adolescência. No presente, já uma jovem de 21 anos, sem qualquer rumo ou objetivo real, Lara percorre as caóticas ruas da elegante East London como estafeta de bicicleta, mal ganhando para a renda. Também frequenta a universidade, mas raramente vai às aulas. Determinada a criar o seu próprio caminho, recusa-se a assumir as rédeas do império global do pai com a mesma firmeza com que rejeita a ideia de que ele realmente morreu. Aconselhada a enfrentar os factos e a seguir em frente após sete anos sem ele, nem a própria Lara consegue entender o que a motiva a finalmente resolver o enigma da misteriosa morte do pai. Deixando para trás tudo o que conhece, Lara parte em busca do último paradeiro conhecido do pai: um túmulo lendário numa ilha mítica que poderá ficar algures ao largo da costa do Japão. Mas a sua missão não será fácil; conseguir chegar à ilha será extremamente arriscado. A aposta não poderia ser arriscada para Lara, que – contra as probabilidades e armada apenas com a sua perspicácia, fé cega e espírito intrinsecamente teimoso – tem de aprender a superar os seus limites enquanto viaja para o desconhecido.

 

Leia também