Os Verdes | Saúdam todas as mulheres no Dia Internacional da Mulher

Jornal de Mafra 2018.03.08 15h02m08s 013

Hoje no Dia Internacional da Mulher mais uma vez Os Verdes associam-se a este dia que relembra que os direitos das mulheres ainda estão longe de ser uma realidade nas diferentes áreas.

Apesar dos avanços conquistados no que ao lugar da mulher na sociedade diz respeito, muito caminho há ainda para percorrer. Um caminho que se quer, sobretudo, de igualdade na legislação e na vida, no trabalho, no lazer.

Infelizmente, depois de muitas lutas, de muitas campanhas, de muitos anúncios de medidas contra a violência doméstica, os números de mulheres vítimas de namorados e maridos continua a ser elevado. Demasiado elevado, intolerável é o número de mulheres que perdem a vida nas mãos dos seus companheiros.

O desemprego de longa duração afeta mais as mulheres, que durante a crise viram as suas fábricas fecharem e nunca mais conseguiram entrar no mundo do trabalho, com reflexos nas pensões de reforma. A precariedade atinge hoje, de forma brutal, as mulheres que são os pilares de muitas famílias portuguesas, e que não se podem dar ao luxo de rejeitar um salário mesmo que seja sem futuro e sem garantias.

Em 2018 Os Verdes relembram a desigualdade salarial. É à mulher que se pagam os salários mais baixos, em trabalhos iguais. Segundo a União Europeia a diferença salarial entre homens e mulheres em Portugal cresceu entre 2011 e 2016, num total de 4,6%. São elas as penalizadas pelo seu papel de mãe e cuidadora. Salientamos que o PEV apresentou, na Assembleia da República, um Projeto de Resolução que foi aprovado no passado mês de janeiro, com vista a promover a igualdade salarial entre mulheres e homens

Igualdade! Uma luta do passado, do presente e do futuro!

As lutas que as mulheres enfrentam todos os dias, nos seus locais de trabalho, nas escolas enquanto alunas, nas ruas onde muitas vezes se sentem inseguras e vulneráveis por serem mulheres, têm valido a pena!

Mas estamos ainda longe da necessária igualdade dentro das diferenças naturais.

É por isso que “Os Verdes” saúdam as mulheres portuguesas e apelam à sua participação nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, assim como na Manifestação Nacional de Mulheres, dia 10 de março, pelas 14h30, em Lisboa!

 

O Partido Ecologista “Os Verdes”

Leia também