Conchas com 10 mil anos encontradas na praia do rio Lizandro

Jornal de Mafra 2018.02.22 18h13m11s 010

No mês passado o JM deu conta dos Trabalhos arqueológicos (secretos) na praia do rio Lizandro no decurso dos quais foram descobertos um concheiro e fragmentos de um vaso do Neolítico.

Na ultima reunião pública da CM Mafra, a 23 de Fevereiro, o vereador do PS Rogério Costa questionou o Presidente da câmara sobre estes trabalhos arqueológicos, tendo Hélder Silva desvalorizado o achado, dizendo ter-se tratado de trabalho de rotina.

Este sítio arqueológico terá sido descoberto no último verão, depois de o mar ter retirado alguns metros de areia obrigando a escavações de emergência, devido à previsão de forte agitação marítima, assim, os trabalhos decorreram entre o final de Janeiro e o início de Fevereiro.

O sítio agora escavado terá uma área de 8 metros quadrados e situa-se a cerca de 1,5 Km de outro concheiro já identificado em 1985 na praia de São Julião.

Segundo a equipa que desenvolveu os trabalhos, encontraram-se “lapas, mexilhão e, pontualmente, um búzio e uma ostra” conchas com 10 mil anos. A mesma fonte revela ainda que  “terão sido os últimos caçadores coletores da Europa que faziam acampamentos para consumo de recursos aquáticos (…)encontradas estruturas de fogueiras e vestígios de fauna aquática, pelo que terá sido um sítio de curta duração”.

A descoberta deste concheiro pré-histórico provará a existência de ocupação humana do lugar já há cerca de 10 mil anos.

 

[Imagem AMN]

Leia também

One Thought to “Conchas com 10 mil anos encontradas na praia do rio Lizandro”

  1. Antonio Miguel Morais E Castro Simao Leal

    Saudades de Mafra, EPI.

Comments are closed.