Mafra | Orçamento Participativo Portugal [Imagens]

Jornal de Mafra 2018.02.27 20h37m34s 017

Depois de Lagos e de Vila Nova de Gaia foi Mafra a receber hoje ao final da tarde uma sessão do Orçamento Participativo Portugal (OPP), orçamento que “é um processo democrático, direto e universal, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos, em diferentes áreas de governação”.

Numa cerimónia coordenada por Pedro Gomes, adjunto da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa e por Hugo Luís, Vereador da Câmara Municipal de Mafra e na qual poderiam ter participado “todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos”, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, na sua maioria presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Mafra e membros da Assembleia Municipal de Mafra.

Este ano, o OPP viu o seu orçamento aumentar para os 5 milhões de euros e abrange todas as áreas de governação.
A eição deste ano do OPP evoca a Revolução do 25 de Abril, “porque é de democracia, dos ideais da liberdade, e da participação popular que falamos, quando falamos de orçamento participativo” e ira realizar-se em “locais relevantes para a ação militar do 25 de Abril” motivo pelo qual a sessão de hoje se realizou na Escola das Armas.

Uma iniciativa interessante, que poderia, deveria, envolver muito mais cidadãos, mas que só chegou àqueles que, na sua maioria, já ocupam lugares de decisão. Uma oportunidade perdida, pois.

Leia também

One Thought to “Mafra | Orçamento Participativo Portugal [Imagens]”

  1. Mário de Sousa

    Numa pequena nota que escrevi para a nossa página no facebook disse “… Pena foi que a sessão, por manifesta falta de publicitação apenas tenham estado preentes 3 munícipes (2 da Lourinhã) que se apresentaram como tal; todos os outros pertenciam a executivos de Juntas. Como na enrada apenas se recolheram os nomes dos presentes, não será possível agora descortinar em que condição se apresentaram quem por lá passou.”

Comments are closed.