Sintra | Continua a contestação ao Projecto de Requalificação da Praça D. Fernando II

O Projecto de Requalificação da Praça D. Fernando II, em São Pedro de Sintra, está a ser alvo de contestação por parte das  associações cívicas e culturais Canaferrim e Sintra Penaferrim bem como  pelo movimento Q Sintra.

O Largo que  recebe quinzenalmente a feira de São Pedro, segundo a CM Sintra, passará a ter “mais espaço para as pessoas”, prevendo-se a “criação de um anfiteatro” e de uma zona onde os “carros não poderão aceder”, o que irá reduzir em cerca de de 60% o estacionamento automóvel.

Os movimentos cívicos, embora reconhecendo a necessidade de serem feitas obras no largo, contestam a construção de um Parque de Estacionamento no Largo D. Fernando II, referindo que “não é solução para resolver o caos do trânsito no Centro Histórico de Sintra”.

Se por um lado estas obras podem “pôr fim ao estacionamento indisciplinado”, por outro lado, “um parque de estacionamento é sempre gerador de tráfego e assim se agravarão os problemas de mobilidade em Sintra”.

O parque de estacionamento (com 98 lugares) previsto é um “atentado ao espírito do lugar e às características que levaram a UNESCO a classificar Sintra como Património Cultural da Humanidade” e a instalação de estacionamentos periféricos servidos “por uma rede de transportes ecológicos e integrados, interligando São Pedro de Sintra, Chão de Meninos, Portela, Estefânia e Vila Velha, bem como os monumentos localizados na Serra”, seria a solução.

Por seu lado, a Autarquia de Sintra refere que os objectivos desta obra de requalificação passam pela “reabilitação do património construído, mantendo os materiais originais como é o caso do atual piso em pedra (…)  criando também percursos pedonais com ligação aos transportes públicos como alternativa à circulação automóvel”.

Está ainda prevista a reabilitação das instalações sanitárias públicas que apoiam o recinto e a instalação de energia eléctrica para servir feirantes e eventos culturais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados