Mafra | Centros de recolha oficial de animais – Protocolos com Adoromimos e AMIRA

Jornal de Mafra 2018.02.10 12h30m17s 004

A CM Mafra assinou protocolos de colaboração com duas associações do concelho de Mafra de modo a criar uma rede de centros de recolha oficial de animais de modo a garantir o cumprimento da lei (27/2016) que visa “(…)a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais e para a modernização dos serviços municipais de veterinária, e estabelece a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população, privilegiando a esterilização”.

As associações Adoromimos, associação de defesa e proteção animal e AMIRA-Associação Mafra intervenção e resgate animal vão agora “promover a esterilização de todos os animais que se encontrem confiados ao Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Mafra (CROAMM) (…) recorrendo, para o efeito, a Centros de Atendimento Médico Veterinário autorizados(…)”.

De modo a assegurar o recobro dos animais em condições de “bem-estar e estado hígio-sanitário e clínico” a CMM garante a construção de boxes destinadas ao recobro para canídeos e gatídeos nos terrenos anteriormente cedidos a estas duas associações.

Para além das boxes de recobro, por cada animal esterilizado, ao abrigo do protocolo agora estabelecido, o município de Mafra “(…) compromete-se a efetuar, no prazo de 30 (trinta) dias, o respetivo pagamento daquela esterilização(…)”. O município “assegurará a vacinação obrigatória, os tratamentos antiparasitários e a colocação do chip de identificação animal, em todos animais esterilizados.”

Estes protocolos irão vigorar pelo período de 1 ano.

 

 

 

Leia também