4 de Fevereiro | Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

diamundialcancro

Celebra-se hoje, 4 de Fevereiro, o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro. Esta celebração baseia-se na Carta de Paris, aprovada a 4 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. A Carta “apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria, no âmbito da prevenção e tratamento do cancro”.

Neste dia a Organização Mundial da Saúde (OMS) alia-se à União Internacional contra o Cancro (UICC) “a fim de desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre fatos reais da doença”.

Em Portugal, os dados mais recentes referem-se a 2016 e foram 27.900 os doentes cuja causa de morte foi o cancro.

Os cancros que mais matam são os do cólon, reto e ânus, assim como os cancros da laringe, brônquios, pulmão e estômago.

Actualmente “a maneira como a sociedade encara hoje o cancro é muito diferente” pois “hoje em dia temos uma conjugação de esforços, tanto dos serviços de saúde como da sociedade civil, e uma forma mais assertiva de ver o cancro: na prevenção (adoção de comportamentos que possam diminuir a possibilidade de ter uma doença oncológica) e no tratamento (mais precoces, mais eficazes e disponíveis para todos)” refere Nuno Miranda, Registo Oncológico Nacional (RON)

Leia também