Mafra | Sessão de abertura do IV Congresso da Luz [Imagens]

Jornal de Mafra 2018.02.02 11h29m52s 004

Está a decorrer no Palácio nacional de Mafra, o IV Congresso da Luz sob o tema “A luz ao serviço do homem”. Este congresso ibérico é organizado pelo Centro Português de Iluminação (CPI) e  pelo Comité Español de Iluminación (CEI).

A sessão de abertura do congresso decorreu esta manhã, com sala cheia, e contou com a presença de Vítor Vajão, Presidente do CPI, Fernando Ibáñez, Presidente do CEI e Helder Silva, Presidente da CM Mafra.

No seu discurso Hélder Silva, fez a ligação entre este congresso ao livro “Memorial do Convento”
falando de Baltazar sete sois e de Blimunda sete luas “ele Baltazar só consegue ver na Luz, ela Blimunda só consegue ver no escuro”.

Vítor Vajão referiu que numa primeira fase, a luz era para ser ver, na 2ª fase pretende ver-se com qualidade, e actualmente estaremos na 3ª fase, em que a luz é para ver e sentir.

O congresso decorre hoje e amanhã e para além dos vários painéis moderados em torno do tema “Luz”, este IV Congresso da Luz conta ainda com uma parte lúdica que inclui um Jantar seguido de fados, que decorrerérá nos claustros do Palácio, concluindo-se amanhã com um Concerto a 6 órgãos, na Basílica de Mafra.

Leia também