Queluz | Inaugurado novo Centro de Saúde

Jornal de Mafra 2017.12.20 11h32m18s 006

Decorreu ontem à tarde a cerimónia oficial de inauguração do novo Centro de Saúde de Queluz, cerimónia que contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Situada na Rua D. Fernando II em Queluz, esta Unidade de Saúde é composta por “duas unidades de saúde familiar constituídas por 14 gabinetes médicos, 14 gabinetes de enfermagem, 2 salas administrativas e por um gabinete de Pedopsiquiatria, do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca composto por 5 gabinetes médicos, 1 gabinete de enfermagem, 1 sala administrativa, 1 sala de atividades ocupacionais, 1 sala de psicomotricidade e 1 sala de reuniões (partilhada).”

Estão instaladas neste novo edifício as unidades de “Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Fernando da Fonseca” e a “Unidade de Saúde Familiar – D. Maria I”.

CMS 7148

Esta nova unidade de Saúde contou com um investimento superior a 1 milhão e 100 mil euros, 70% financiados pela Administração Central e 30% financiados pelo município, município que também cedeu o terreno e foi responsável pelo projecto e pela obra.

Basílio Horta declarou “que foi feito um investimento superior a 1 milhão e 100 mil euros, para servir cerca de 23 mil utentes e este é o primeiro dentro de saúde a ser inaugurado, depois será o de Sintra, no primeiro semestre do próximo ano e o de Agualva, também primeiro semestre”.

Nesta nova USF, onde trabalham 7 médicos, 7 enfermeiros e 5 administrativos vai ser possível atribuir médico de família a mais treze mil utentes. A USF funciona de 2ª a 6ª  das 8h00 às 20h00.

O ministro da Saúde referiu que “nunca o SNS teve tantos médicos especialistas colocados em todo o país. O exemplo de Sintra é um bom exemplo, hoje temos em Sintra a maior cobertura de cidadãos com médico de família, o maior número de médicos de família, mas faltam-nos ainda 16 ou 17”.

CMS 6796

O Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra tem agora em funcionamento 15 Unidades de Saúde Familiar, 9 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, 5 Unidades de Cuidados na Comunidade, 1 Unidade de Saúde Pública e 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

No Concelho de Sintra estão actualmente em fase de construção, mais 4 Centros de Saúde: Agualva, Almargem do Bispo, Algueirão-Mem Martins e Sintra.

[Imagens CMS e MS]

 

Para ler mais Noticias de Sintra, clique aqui.

Leia também